[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
É verdade que os homens demoram mais para envelhecer que as mulheres. Existe uma série de fatores que contribuem para que isso aconteça, como, por exemplo, eles terem a pele 20% mais espessa do que as das mulheres.
Fatores positivos
“Isso significa que ela é 20% mais grossa, o que confere uma maior resistência às intempéries que a pele está exposta ao longo do dia, como frio, calor, poeira e ao ressecamento. Naturalmente ela é mais resistente”, explica Kézia Cavallini, coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Senac Goiás.
Além disso, a perda de colágeno em homem acontece de forma linear ao longo da vida, enquanto nas mulheres há um declínio acentuado durante a menopausa. A questão hormonal também tem muita influência – a testosterona, hormônio masculino, aumenta a oleosidade da pele, que é uma secreção protetora.
Peculiaridades
Uma peculiaridade da pele masculina é a barba, um pelo grosso, e que quando aparada pode causar irritação, escoriações e lesões. Kézia revela que é justamente por isso que os homens devem cuidar da pele, aproveitando a variedade de marcas de dermocosméticos específicas para esse público.
“Minha indicação é deixar de lado a vergonha e o medo de procurar um especialista. Todos nós queremos envelhecer com saúde e uma pele bonita”, orienta.
Mercado
O mercado de estética para o público masculino está em crescimento acelerado. A previsão da consultoria Research & Markets é de que o setor movimente até US$ 78,6 bi em 2024, sendo o Brasil um dos principais – representa 13% do mercado global segundo o Euromonitor.
Veja também: Autoestima e gravidez: conheça os pontos de atenção que a gestante deve ter