A farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim passa a fazer parte de um dos maiores e mais ambiciosos empreendimentos mundiais dedicados à descoberta e ao desenvolvimento de opções de tratamento contra a Covid-19: o CARE (Corona Acellerated R&D in Europe).
Projeto CARE
O projeto está ancorado em três pilares: reposicionamento de medicamentos, descoberta de moléculas contra o SARS-CoV-2 e futuros alvos contra o coronavírus, e identificação de anticorpos neutralizantes do vírus. Após os testes em laboratório, o CARE avançará as terapias candidatas mais promissoras para estudos clínicos em humanos.
É apoiado pela parceria público-privada da Innovative Medicines Initiative (IMI) e liderado pela VRI-Iserm (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França), e pelas farmacêuticas Janssen e Takeda.
Ao todo, estão reunidos projetos de 37 equipes de instituições de pesquisa e sem fins lucrativos, e também irá maximizar sinergias e complementaridades com outras iniciativas em andamento, como o “Acelerador Terapêutico Covid-19”, apoiado pela Fundação Gates.
Papel da Boehringer Ingelheim
A Boehringer Ingelheim é responsável pelo fluxo de trabalho com foco no desenvolvimento de anticorpos neutralizantes de vírus. A empresa ainda fornecerá moléculas antivirais de seu portfólio e outras candidatas a partir de uma triagem completa de sua biblioteca de compostos químicos.
Veja também: Omint lança e-books gratuitos sobre testes e vacinas contra a Covid-19 que podem chegar ao Brasil