Ícone do site Revista da Farmácia

Cristália amplia a produção de medicamentos para tratamento da Covid-19

Cristália

Foto: iStock

Para garantir o abastecimento de medicamentos demandados para o tratamento de pacientes graves de Covid-19, o Laboratório Cristália investiu R$ 40 milhões na aquisição e instalação de equipamentos de última geração da marca alemã Groningen, especializada em maquinário para envase. A linha de produção terá capacidade para 1,5 milhão de frascos por mês e está instalada na fábrica em Pouso Alegre, Minas Gerais.

De acordo com Ricardo Pacheco, presidente executivo do Cristália, o laboratório, que é líder nacional em anestesias e atende aproximadamente 95% dos hospitais brasileiros, encomendou o equipamento no início da pandemia em 2020: “A nova linha de produção não apenas aumenta a nossa capacidade como também dará mais agilidade a todo o processo”.

A compra antecipada se deu por causa da previsão do aumento da demanda por anestésicos, que são envasados em quatro etapas e em diferentes equipamentos: “A nova máquina faz a lavagem e esterilização dos frascos, envasa o medicamento e ainda coloca a tampa dos frascos ampola”, revela Pacheco. Isso acaba reduzindo o tempo de produção e aumentando a segurança de todo o processo.

A nova linha terminou de ser montada em março, sob a supervisão de engenheiros da empresa alemã e começou, na última semana, a produção de uma medicação utilizada em indução e manutenção de anestesia geral.

Veja também: Roche e Butantan vão avaliar imunização gerada pela vacinação

Sair da versão mobile