O Ministério da Saúde autorizou o uso da cloroquina como terapia adjuvante para o tratamento de casos graves em pacientes hospitalizados do Covid-19, segundo Nota Técnica nº 05/2020.
A publicação informa ainda que o médico deverá realizar eletrocardiograma-ECG antes do início da droga e acompanhar durante toda a internação. O medicamento será distribuído às Secretarias Estaduais de Saúde, que enviarão aos hospitais de referência de cada região.
Liberação da cloroquina
No texto, o Ministério deixa claro que a motivação para a liberação da cloroquina é a inexistência de terapias farmacológicas e imunobiológicos específicos para o coronavírus e a taxa de letalidade em indivíduos de idade avançada.
Foram levadas em consideração publicações internacionais recentes com dados preliminares sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, e também a capacidade nacional de produção da droga por laboratórios públicos em larga escala, assim como a capacidade de abastecimento a nível estadual e municipal.
Leia a Nota Técnica nº 05/2020 na íntegra.
Veja também: Anvisa altera norma para venda e uso de cloroquina e hidroxicloroquina