[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Moderna, representada no Brasil pela Zodiac Produtos Farmacêuticos, anunciou recentemente novos dados clínicos sobre a vacina candidata a reforço bivalente contra Covid-19, a mRNA-1273.214. O imunizante, que tem como foco neutralizar a variante Ômicron, contém o mRNA-1273 (Spikevax).
Thiago Barbosa, diretor da unidade de vacinas da Zodiac, afirma que os estudos trazem uma nova perspectiva no combate à Covid-19: “Temos a expectativa de oferecer ao mercado uma ótima opção para o reforço em pacientes já vacinados previamente. Um ponto importante demonstrado foi o reforço realizado com 50 ug [metade da dose atual] conferindo um ótimo perfil de tolerabilidade e segurança”.
Em fevereiro de 2021, a Moderna anunciou sua estratégia para atualizar as vacinas candidatas a reforço para abordar a evolução contínua do vírus. O foco principal tem sido a abordagem de reforço bivalente, que aborda duas linhagens virais simultaneamente.
A vacina atualmente em estudo atingiu todos os endpoints primários no ensaio da Fase 2/3, incluindo a resposta de anticorpos neutralizantes contra a Ômicron.
Veja também: Merck se une a empresas para trazer vacina brasileira contra Covid em velocidade recorde