Entre os dias 13 de dezembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022, a rede de farmácias Nissei registrou um aumento na procura por testes rápidos de Covid-19. A demanda foi impulsionada pelas festas de fim de ano e a chegada das férias de verão.
Somente na última semana do ano passado, o crescimento na procura foi de 97%. Os resultados positivos também aumentaram bastante. Na semana de 13 de dezembro, foram registrados cerca de 3,1% nos exames realizados. Já na semana de 3 de janeiro, foram detectados 29,4% de casos positivos.
“A vacinação é essencial porque evita o desenvolvimento de casos graves e óbitos, mas mesmo com a imunização é necessário seguir com cuidados como o uso de máscaras de proteção e desinfecção com álcool em gel. Nesse cenário no qual a doença ainda se faz presente, as farmácias exercem um papel muito importante no combate à Covid-19, pois muitas vezes são o primeiro agente de saúde a ser consultado pela população”, comenta o CEO da Nissei, Alexandre Maeoka.
São ofertados três tipos de testes – dois rápidos, com resultado obtido em cerca de 20 minutos, sendo que um indica a presença do vírus ativo e outro mostra se há anticorpos da doença no organismo. O outro é o exame conhecido como RT-PCR, que indica a presença do patógeno nas amostras obtidas por via nasofaríngea. Desde o início da pandemia, a rede já realizou mais de 300 mil testes.
Veja também: MedLevensohn registra 10% de aumento na demanda por testes rápidos para Covid-19