A biofarmacêutica PTC Therapeutics anunciou recentemente que hospitais estão recrutando 380 pacientes hospitalizados com Covid-19 para um estudo de fase 2 que tem como objetivo investigar o PTC299, um inibidor da diidroorotato desidrogenase (DHODH), como um potencial tratamento para a doença.
O estudo já está sendo realizado desde julho nos Estados Unidos após autorização da Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora americana, e inclui unidades na Espanha, Austrália e Brasil. A PTC recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização do estudo no país.
O PTC299 possui um novo mecanismo de ação dupla com potencial de abordar dois elementos críticos da Covid-19: alta replicação viral e uma resposta imune causada pela tempestade descontrolada de citocinas resultante da infecção por SARS-CoV-2.
Rogério Silva, vice-presidente geral da biofarmacêutica no Brasil, explica que, mesmo com a vacina, os casos de Covid-19 continuarão acontecendo, por isso é importante estabelecer um tratamento eficiente: “Estamos comprometidos em trabalhar com a comunidade científica. Sabemos da importância dessa parceria com centros médicos de excelência e de fazer parte dos esforços para resolver essa crise global de saúde pública”.
Veja também: Farmácias brasileiras estão prontas para vacinação contra Covid-19