Os alimentos e bebidas estão ganhando cada vez mais espaço em farmácias e drogarias. Esses produtos, ultimamente, estão posicionados de maneira estratégica nos principais pontos do estabelecimento com o objetivo de elevar o tíquete médio e aumentar o faturamento.
Leia: Como monetizar a sua farmácia e melhorar a lucratividade?
A Close-Up Internacional realizou um estudo que destacou a importância da categoria e o seu potencial. Segundo os dados, entre setembro de 2022 a agosto de 2023, os alimentos e bebidas representaram R$ 2,9 bilhões em faturamento do canal farmácia, com mais de 663 milhões de unidades vendidas.
Paulo Paiva, vice-presidente do Close-up International, comentou no programa É de Farmácia que é importante colocar essa categoria no mix de produtos: “Os alimentos e bebidas cresceram 15% em unidades e 28% em faturamento. Os dados mostram que esses itens estão alavancando o tíquete médio. Além disso, cerca de 40% do que a farmácia vende não são medicamentos”, comentou.
Paulo destacou que os chocolates, pastilhas, suplementos alimentares, suplementos desportivos e energéticos são as cinco subcategorias que correspondem a 57% da venda do canal farmácia: “Os suplementos, por exemplo, cresceram mais de 30%. Podemos ver que o consumidor está descobrindo a farmácia como um ponto de fornecimento dos itens que busca no dia a dia”, reforça.
Mais dados da Close-up sobre a categoria de alimentos e bebidas no farma
– Snacks saudáveis representaram R$ 105 milhões em vendas e cresceram 32%.
– Barras de cereais registraram R$ 53 milhões em vendas, com 35% de crescimento.
– Produtos matinais representaram R$ 38 milhões em vendas e cresceram 26%.
– Chás registraram R$ 19 milhões em vendas na farmácia, com crescimento de 400%.
O especialista destacou que a categoria é um bom negócio para a farmácia, independentemente do porte: “O negócio que mais cresce é aquele que tem um estoque bem abastecido, com um mix abrangente de produtos. É importante oferecer opções de compra ao shopper”.
Portfólio de produtos na farmácia
Antes de elaborar o mix do estabelecimento, o empresário deve fazer uma pesquisa em relação aos produtos que podem ter uma boa aceitação pelo público, mas deve olhar também o que diz a legislação sanitária sobre o assunto.
Segundo a Instrução Normativa de nº 9, da Anvisa, é permitida apenas a venda de alimentos funcionais, como, por exemplo, suplementos e vitaminas. No entanto, cerca de 15 estados brasileiros já possuem leis estaduais que autorizam itens sem função nutricional. Consulte a lei do seu estado.
Além disso, para montar o mix de alimentos e bebidas da farmácia, o empreendedor também pode buscar informações com distribuidores ou empresas especializadas em dados de mercado, que ajudarão na elaboração do sortimento.
Exponha os produtos corretamente
Os produtos serão vendidos quando estiverem bem-posicionados. É recomendável que eles estejam ao alcance das mãos do consumidor. “Aproximadamente, mais de 6 mil farmácias fecham todos os anos no Brasil. Para evitar isso, é necessário investir em estratégias de venda e em um bom mix, pois o shopper precisa encontrar o que busca, sempre”, finaliza Paulo.
Leia também: Aprenda a definir o capital social inicial da farmácia