Revista da Farmácia

Mercado de produtos naturais avança no canal farma

“Juntos por uma sociedade mais saudável” é o propósito do maior grupo de farmácias do Brasil: a Raia Drogasil (Grupo RD), divulgado em seu relatório anual. Não à toa, a RD lançou a Natz, marca própria de produtos naturais, e mantém em seu portfólio outras linhas voltadas à saúde e ao bem-estar.

A RD está em sintonia com a tendência de saudabilidade, conceito novo que vem ganhando cada vez mais espaço nos mercados alimentar, especializado e (por que não?) farmacêutico. Grandes companhias como Hypera e Nestlé já estão dando a devida atenção a esse novo nicho de consumo, que promete mudar a forma como as pessoas cuidam de si.

As marcas que desenvolvem produtos saudáveis estão atentas ao potencial do canal farma, que também vem entendendo – aos poucos – que o consumidor vai à farmácia não apenas para tratar uma doença, mas também para cuidar da saúde. Manter-se saudável tornou-se a meta de muitas pessoas, principalmente depois da pandemia de Covid-19.

“O futuro do mercado saudável passa pelo canal farma, apesar de o ambiente da maior parte das farmácias ainda estar distante de um conceito de saúde e bem-estar. As farmas, no mercado americano e europeu, já trabalham muito a prevenção. Acreditamos que isso deva acontecer no Brasil.  Há muitas categorias inexploradas ou subaproveitadas neste canal”, destaca Bruna Pavão, fundadora e CEO da SaudaBe, uma brandtech focada no desenvolvimento de soluções para empresas do mercado de saudabilidade.

A SaudaBe ajudou, por exemplo, a Nude – foodtech que desenvolve alimentos a partir da aveia – a entrar no canal farma. “Em conjunto com a Nude, definimos a estratégia para o canal, a precificação e a proposta de valor. O resultado é o crescimento da marca no farma. Cada vez mais, será possível ver essa marca dentro das farmácias”, acrescenta Bruna.

A Nude está presente em redes como Raia Drogasil e Panvel com vitaminados, e vai indo muito bem, obrigada! Segundo Leandro Safi, gerente de Contas, o objetivo da empresa é aproveitar as oportunidades de conveniência que o farma traz. “Queremos estar na geladeira das farmácias quando elas despertarem para o mercado de saudabilidade”, diz Leandro.

A Nutri Santi produz deliciosos snacks saudáveis – por esta que lhes escreve provados e aprovados durante a Naturaltech, maior feira de produtos naturais de toda a América Latina. Para Gustavo Alfonso, diretor Comercial, o canal farma traz visibilidade e capilaridade para os produtos, o que justifica o interesse das marcas por esse segmento. “Na farmácia, as pessoas prestam mais atenção ao que vão consumir. Já estamos presentes em 30 PDVs em São Paulo com a nossa grande novidade: a bananinha”, conta Gustavo.

Mercado de produtos naturais avança no canal farma
Gustavo Alfonso, diretor Comercial da Nutri Santi

A Santa Helena, fabricante da famosa Paçoquita, vem desenvolvendo linhas saudáveis com foco no conceito de saudabilidade e de olho também no mercado farma. São doces e paçocas zero açúcar, como a linha Cuida Bem, que já está sendo vendida em redes de farmácias como São Paulo, Araújo e Raia Drogasil. “Na farmácia, nosso público é mais fiel. E a conveniência favorece compras por impulso. Pretendemos expandir nosso alcance ampliando a presença da linha Cuida Bem em mais pontos de venda”, pontua Tiago Leal, gerente de Marketing da Santa Helena.

Linha Cuida Bem da Santa Helena está entrando no canal farma

 

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Categorias do farma e vantagens na venda

De acordo com dados gerais do IQVIA, empresa que audita o setor, o segmento de alimentos e bebidas, nas farmácias, representou um faturamento de R$ 4,2 bilhões nos últimos 12 meses até maio de 2023, considerando o preço de venda ao consumidor. Esse valor representa um crescimento de 27,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nesse total, somam-se desde chocolates até leites especiais, nutrição infantil e alguns alimentos de conveniência, inclusive a linha mais saudável.

A categoria de alimentos e bebidas com zero açúcar juntamente com os produtos naturais faturaram R$ 97,2 milhões e cresceram 8,2% nos últimos 12 meses. As bebidas sozinhas cresceram 0,1% e geraram um faturamento de R$ R$ 3,1 milhões para o canal farma.

Em recente pesquisa da SaudaBe com 200 consumidores que estão mudando seus hábitos para mais saudáveis, quando perguntados sobre os benefícios procurados em produtos, os mais escolhidos são soluções que podem ser encontradas na farmácia. No entanto, o canal farma ainda é uma grande promessa, pois, quando perguntados onde buscam esses produtos, apenas 19% responderam “drogaria de rede ou bairro” e 14%, “farmácia de manipulação”.

O resultado da pesquisa desencoraja? Pelo contrário, mostra que, se a farmácia fizer o dever de casa, ela pode mudar a imagem da loja para a de um local de saúde e fazer o complemento da cesta, ou seja, são itens de excelente conveniência e impulso. (Vai me dizer que na fila do caixa a gente não pega um snack saudável pensando na volta pra casa?!)

Algumas dicas da SaudaBe para farmácias que desejam ampliar o portfólio e investir em produtos saudáveis são manter as categorias de alimentos, bebidas e suplementação separadas dentro da loja. Sempre que possível, criar espaços dedicados a soluções de bem-estar e saúde, imunidade, qualidade do sono, idosos, gestantes, entre outros.

Nude já está em redes como Raia Drogasil e Panvel

“Além disso, a disseminação do conhecimento é essencial para converter a compra e fidelizar o consumidor, pois faz muita diferença quando o cliente entende os benefícios do produto e ganha consciência do que está comprando”, destaca Bruna.

A farmácia não é uma boutique de roupas (lógico!), mas a estética tem peso relevante na decisão de compra. Já está mais do que provado que lojas escuras e desorganizadas vendem menos que as demais. Sendo assim, ao investir em produtos saudáveis, cuide da iluminação, que deve ser mais amarelada para “aquecer” o ambiente, uma vez que a maior parte das farmácias tem iluminação branca.

“Outra dica é apostar em elementos circulares nos materiais de PDV, pois contribuem com o acolhimento do ambiente; realizar uma comunicação mais afetiva com o consumidor; e garantir um sortimento entre as categorias, pensando em diferentes rituais de cuidados com a saúde”, acrescenta a CEO da SaudaBe.

Em relação à escolha do mix, deve-se observar o público atendido. “Se a farmácia conversa com um público mais maduro, a demanda vai ser por produtos de maior longevidade e qualidade de vida.  É um grupo que está aprendendo a fazer tratamentos preventivos. Já o público adulto de 30 a 45 anos está buscando mais energia, disposição e soluções que equilibrem o dia a dia. Por fim, os mais jovens ainda estão testando muita coisa.  Gostam de soluções de curto prazo”, explica Bruna.

Lembre-se de que na jornada do cliente que busca esse tipo de produto, fatores como acessibilidade, visibilidade e disponibilidade são fundamentais. Se os produtos estiverem escondidos, perdidos nas gôndolas ou esquecidos no estoque, a farmácia não vai vender. No entanto, se a exposição for efetiva, o aumento no tíquete médio é garantido.

Viviane Massi visitou a Nauraltech a convite da SaudaBe para conhecer a Rota Nutry Community da SaudaBe, desenvolvida especialmente para a feira, que aconteceu em junho de 2023.

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