A Folha de S. Paulo noticiou hoje que a RaiaDrogasil entrou no ranking das maiores empresas do mundo. Além dela, outras duas brasileiras: Lojas Americanas e Magazine Luiza. A pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2019” revisa o cenário econômico global e seu impacto no varejo.
O relatório identifica ainda os 250 maiores varejistas em todo o mundo, com base em dados públicos disponíveis para o ano fiscal de 2017 (finalizado em junho de 2018), e analisa seu desempenho em setores geográficos e de produtos. Pela primeira vez, três empresas brasileiras aparecem no ranking: Lojas Americanas S.A. (178º), RaiaDrogasil S.A (223º) e Magazine Luiza S.A (249º).
A RaiaDrogasil teve alta no faturamento em decorrência de um plano de expansão, segundo Eugênio de Zagottis, vice-presidente de Planejamento da companhia. “Nós temos aberto lojas a um ritmo de 240 por ano. Acabamos 2018 com mais de 1,8 mil unidades, que têm entregado bons resultados e aumentado a receita”, disse à Folha.
Perfil da RaiaDrogasil
No Brasil, a RaiaDrogasil é a maior rede de drogarias em operação. Única companhia de alcance nacional, está presente em 22 estados e continua em processo de expansão. São mais de 34.800 funcionários e 6.800 farmacêuticos. No 3T2018, a receita bruta do grupo chegou a R$ 3,9 bilhões, crescimento de 10,2%, e o lucro líquido foi de R$ 131,1 milhões. Os resultados do 4T2018 serão divulgados no dia 26 de fevereiro.
Criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia e Drogasil, a companhia atualmente é formada pelas seguintes empresas: Droga Raia, Drogasil, Farmasil, 4Bio e Univers, estas duas últimas das áreas de medicamentos especiais e plataforma de gestão de saúde, respectivamente. Entretanto, os principais pilares do modelo de negócios são as bandeiras Droga Raia e Drogasil, duas das marcas mais conhecidas do varejo brasileiro, que, juntas, totalizam mais de 190 anos.
Quando a fusão foi anunciada, a Drogasil era a segunda maior rede de farmácias do País – perdia apenas para a Drogaria São Paulo – e a Raia, a terceira. As empresas se completavam em público e localização. A Drogasil vendia mais para pessoas da terceira idade, enquanto a Raia para clientes de até 40 anos.
Em abrangência, a Raia tinha lojas no Sul do País e a Drogasil em Minas Gerais, Goiás e Espírito Santos. Elas competiam apenas nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo. Os maiores ganhos da fusão foram a união das áreas administrativas e de tecnologia da informação.
Principais destaques da pesquisa da Deloitte
• A receita agregada para as 250 maiores empresas globais de varejo foi de US$ 4,53 trilhões no ano fiscal de 2017, com uma média de US$ 18,1 bilhões por empresa;
• A receita de varejo aumentou para 83% dos 250 maiores varejistas do mundo (208 empresas);
• A Europa tem o maior número de varejistas do Top 250, com 87 empresas sediadas na região (34,8%) e 33,8% de participação na receita do Top 250;
• Os 10 maiores varejistas do mundo apresentam operações mais globais, em aproximadamente em 13 países, contra a média geral de 10 países para o Top 250. Os varejistas europeus continuam sendo os mais ativos globalmente à medida que buscam crescimento fora de seus mercados domésticos;
• O FMCG (bens de grande consumo) é o maior setor de produtos. Suas 138 empresas (55,2% das empresas) geraram 66,2% da receita de varejo no ano fiscal de 2017.