Ícone do site Revista da Farmácia

Supera Farma completa 13 anos no mercado farmacêutico

Supera Farma completa 13 anos no mercado farmacêutico

Foto: Divulgação

Uma empresa jovem, mas que já consolidou sua posição no mercado farmacêutico, é a Supera Farma, marca que celebra seu 13º aniversário em agosto de 2024, reafirmando seu compromisso de ser reconhecida não apenas pela qualidade e eficácia de suas linhas de tratamento, mas também pelo cuidado e valorização de seus colaboradores e parceiros.

Leia: Supera Farma anuncia doação de R$ 4,8 milhões em medicamentos para o Rio Grande do Sul

Após um ano de transformação em 2023, que incluiu o rebranding da marca com uma nova identidade visual, a implementação do sistema ERP SAP em seus processos e uma corrida para alcançar a marca de 1 bilhão em faturamento líquido, a Supera Farma iniciou 2024 com um ritmo ainda mais acelerado. A expansão da força de vendas com a adição de 90 novos propagandistas, o lançamento de produtos e a formulação de estratégias com parceiros são algumas das ações em andamento para enfrentar um desafio de vendas ainda maior.

A equipe comercial prevê o lançamento de 15 produtos, entre novas marcas e extensões de linha, nos segmentos de sistema nervoso central, dor, cardiometabólico, respiratório e suplementos alimentares. A quantidade de produtos faz de 2024 o ano com o maior número de lançamentos na história da Supera. O foco é inovar nas estratégias de marketing, fomentar o desenvolvimento de novos produtos e atuar em novas classes terapêuticas, aumentando a diversidade de medicamentos entregues, com valor diferenciado para médicos e consumidores.

O departamento de Recursos Humanos também tem desempenhado um papel crucial para garantir que a empresa não apenas alcance seus objetivos de negócios, mas também se destaque pela promoção da saúde mental e do bem-estar de seus colaboradores. A criação da Célula de Saúde Integral é um exemplo desse comprometimento, pensada para oferecer suporte abrangente nas áreas física, mental, emocional, social e financeira para todos os membros da equipe.

A Supera Farma também reafirma seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Em parceria com o Sindusfarma, a empresa lançou a cartilha “Pessoas com Deficiência”, que orienta outras empresas sobre a contratação e integração de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. A cartilha cobre aspectos importantes, como busca e abordagem de candidatos, processo seletivo e orientação dos gestores.

Com um foco especial na equidade de gênero, a Supera Farma lançou o projeto de Mentoria Feminina, voltado para o desenvolvimento profissional de todas as propagandistas de sua força de vendas. A partir da iniciativa, quatro propagandistas foram promovidas a gerentes distritais, e a empresa tem cultivado uma cultura organizacional que valoriza e incentiva o protagonismo feminino.

Da mesma forma, o trabalho geral de formação de novas lideranças segue a todo vapor. A novidade é a Academia de Liderança. Focada na gestão emocional, ela visa promover a conscientização sobre saúde mental, fortalecendo a cultura de segurança psicológica, desenvolvendo executivos e líderes para serem aliados/embaixadores da pauta de saúde mental e capacitando-os para que possam gerenciar de forma mais humanizada. Desenvolvido em parceria com a consultoria Vittude, é um programa para identificação de oportunidades e alerta sobre futuros desafios.

Para a Supera Farma, este é um pilar inegociável, já que a empresa visa capacitar a liderança com conhecimento profundo e habilidades em saúde mental, visando não apenas informar, mas também engajar na construção de um local de trabalho seguro e produtivo, mas, sobretudo, saudável emocionalmente.

Neste ano, a empresa também revisou todos os seus Valores Institucionais. A identidade visual do projeto foi elaborada em parceria com uma agência de publicidade composta por criativos com deficiência intelectual, paralisia cerebral, autismo ou outras características do espectro. O trabalho recria os valores da Supera de forma diversa e inclusiva, reforçando o compromisso da marca com a inclusão e a equidade.

O reforço institucional desses valores tem como objetivo manter a marca forte frente aos desafios e gerar uma identificação mais profunda tanto com o público quanto com os colaboradores. Com todas essas ações, a Supera Farma continua a avançar com determinação, comprometida com a inovação, a inclusão e a excelência, enquanto se prepara para um futuro promissor e desafiador.

A Empresa

Fundada em agosto de 2011, a Supera Farma possui um modelo de negócio voltado à promoção e comercialização de medicamentos, com o propósito de levar a maior diversidade de medicamentos ao maior número de médicos e pacientes, provendo soluções em saúde e transformando vidas.

Leia também: Neurociência ganha papel cada vez mais importante no varejo farmacêutico

A empresa atua em todos os estados brasileiros e possui um amplo portfólio de diversas classes terapêuticas, como angiologia, cardiologia, clínica geral, endocrinologia, geriatria, ginecologia, neurologia, ortopedia, otorrino, pediatria, psiquiatria, reumatologia e urologia, com cerca de 200 apresentações.

Antes mesmo de completar uma década, a Supera garantiu a 12ª colocação no ranking de receituário Close-Up (a segunda maior penetração de mercado no último MAT – Moving Annual Total) e a 7ª maior em ganho de market share em 2022, de acordo com a IQVIA. Mais recentemente, o Grupo Eurofarma, composto pelas empresas Eurofarma, Supera e Momenta, também atingiu 10% de market share em julho de 2023, ampliando a posição frente à concorrência e firmando sua presença na memória dos médicos e na vida dos pacientes.

A Supera Farma se orgulha ainda de sua atuação na gestão de pessoas. Desde 2017, figura anualmente como uma das melhores indústrias farmacêuticas para se trabalhar no Brasil, segundo o ranking Great Place To Work.

Sair da versão mobile