A farmacêutica Vitamedic tem um novo coração, e ele se chama Wilmar Oliveira, executivo que vem promovendo mudanças profundas na companhia desde que assumiu o cargo de diretor superintendente no fim de 2022. E uma nova assinatura: Vitamedic – Amor Pela Vida, fruto da reestruturação iniciada no ano passado.
Wilmar – um líder reconhecido e admirado – assumiu o desafio de ampliar a participação de mercado da Vitamedic como quem cuida de um filho: com amor e respeito, mas convicto do que é melhor para a companhia no curto, médio e longo prazo. Tanto que elegeu três principais frentes de atuação: melhoria dos processos produtivos, contratação de novos profissionais e diversificação do portfólio de produtos.
A fábrica, localizada em Anápolis, no estado de Goiás, passa atualmente por um momento de transferência de tecnologia com os objetivos de aprimorar e agilizar a produção, mantendo a qualidade e cumprindo todas as normas sanitárias. Os novos equipamentos ampliarão a capacidade produtiva da farmacêutica e reduzirão os custos de produção, contribuindo para a farmacêutica atingir seus objetivos mais rapidamente.
“Uma das nossas prioridades é reduzir o custo de produção com a implantação de um sistema único e integrado de gestão, que vai gerenciar toda as etapas, desde a entrada da matéria-prima até a finalização do produto”, destacou Wilmar durante visita da Revista da Farmácia à sede da empresa no início de agosto.
Nova fábrica continua em expansão
Com 30 mil m2, a nova fábrica da Vitamedic, concluída em 2019, continua, na verdade, em plena expansão. A produção de efervescentes está pronta para começar, com capacidade produtiva para 5 mil frascos por hora. A nova linha chega ao mercado com três apresentações: Vitamina C; Vitamina C + Zinco; e Vitamina C + Zinco + Vitamina D, uma grande aposta em um mercado que vem crescendo muito desde a pandemia de Covid-19.
Além disso, está prevista, para o fim de 2024, a inauguração de uma área de produção de antibióticos injetáveis, cuja capacidade produtiva aproximada será de 18 mil frascos por hora. Devido às exigências sanitárias, o processo ainda precisa de aprovação na Anvisa, mas todos estão otimistas de que o cronograma será cumprido.
Todas as mudanças feitas na fábrica até o momento elevaram a capacidade produtiva de 7 milhões de unidades por mês, em 2022, para 14 milhões em 2023. “Nossa meta é chegar a produzir 20 milhões de unidades mensalmente. Contribuirá para isso o fato de que vamos inaugurar um novo CD em janeiro de 2024, que terá o dobro de capacidade do nosso depósito atual. Teremos condições de armazenar cerca de 80 milhões de unidades”, destacou o executivo.
A expansão do parque fabril de 2015 a 2022 promoveu um crescimento de 445% no número de unidades produzidas, impactando positivamente a participação de mercado. De acordo com dados da Close-up International, empresa que audita o setor, a Vitamedic faturou R$ 247,9 milhões no MAT 06/2023. Dentro de seu mercado relevante, ou seja, com quem concorre, a companhia ocupa a 6ª posição. Hoje, a farmacêutica está presente em 90 mil pontos de venda, ou seja, em praticamente 100% do varejo farmacêutico, das grandes redes ao independente.
Leia também: Raia Drogasil lidera ranking das maiores empresas do segmento de Drogarias e Perfumaria
Diversificação do portfólio: novos medicamentos e linha de suplementos
Segundo Wilmar, um dos grandes desafios da Vitamedic para conquistar ainda mais participação de mercado é diversificar o portfólio. E, para isso, a companhia vem definindo estratégias importantes, como valorizar o setor de P&D para desenvolver novos produtos e novas tecnologias. A previsão é que sejam investidos R$ 30 milhões até o fim do ano nesse setor, que emprega cerca de 100 pesquisadores atualmente.
A Vitamedic tem um portfólio composto de 101 produtos e 161 apresentações, majoritariamente medicamentos genéricos e produtos de marca. Até o fim de 2026, pretende lançar mais 164 novos produtos, incluindo suplementos e nutracêuticos, um segmento para o qual a empresa já despertou a atenção. Prova disso é a criação da linha Trustfuel, composta por 143 produtos com fórmulas exclusivas nas linhas Wellness e Sport Nutrition. Entre os mais vendidos estão os suplementos Testo + Woman e Sarcopen.
“Criamos um produto de alto padrão para um público específico. Além de um e-commerce próprio, estamos selecionando com muito cuidado nossos parceiros. No canal farma, os suplementos da Trustfuel já estão em cerca de 400 lojas da Raia Drogasil. E estamos entrando no canal alimentar com uma possível parceria com o Grupo Pão Açúcar”, adiantou Wilmar.
Empresa do Grupo José Alves
A Vitamedic nasceu em 1977 como Fundação Instituto Terapêutico Vitapan, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Em 1990, foi transferida Goiás e, em 1991, passou a chamar Vitapan Indústria Farmacêutica. Em 2004, a empresa ampliou sua linha de sólidos.
Em 2015, foi adquirida pelo Grupo José Alves, que retomou a ampliação do processo produtivo de sólidos, líquidos e semilíquidos, grande parte concluída em 2019. No entanto, a expansão continua até os dias atuais com a implantação da produção de efervescentes e antibióticos injetáveis.
O Grupo José Alves, do qual a Vitamedic faz parte, possui oito empresas e atua em sete segmentos, entre eles, o farmacêutico. Em 2022, seu faturamento líquido chegou a R$ 2,6 bilhões e atualmente seu valor de mercado está avaliado em R$ 4,54 bilhões.
Legado de mais 20 anos, agora, a favor da Vitamedic
O executivo Wilmar Oliveira atua há 23 anos no mercado farmacêutico, mais especificamente nos segmentos de genéricos, similares, vitaminas e MIPs de marca. Acompanhando o setor desde o início dos genéricos no Brasil, Wilmar presenciou os principais fatos que marcaram a evolução desses mercados.
Desses 23 anos, 18 foram dedicados às farmacêuticas Medley e Cimed, onde trabalhou por aproximadamente 9 anos em cada uma delas. “A trajetória de quase dez anos na Medley me trouxe a habilidade em lidar com as diversas culturas, seja nas relações humanas, seja na forma de fazer negócios em vários estados, pois comecei em Goiás, passei pelo Norte e Nordeste e encerrei meu ciclo na Medley morando no Rio de Janeiro para atender às regiões Sul e Sudeste”, relembra Wilmar.
Na Medley, vendida para a Sanofi em 2009, Wilmar teve a oportunidade de trabalhar na consolidação de uma marca forte por meio da credibilidade e qualidade dos produtos atestados pelos médicos. Era muito comum um paciente chegar ao balcão de uma farmácia e pedir um genérico da Medley.
“Na Medley, aprendi a fazer o certo da primeira vez, prometer o que posso cumprir e que a palavra é nosso patrimônio”, pontua o executivo, para quem a empatia é fundamental nas relações de liderança e os negócios devem ser bons para as duas partes.
Em maio de 2013, Wilmar assume novos desafios na Cimed, e, em 2018, é promovido a Diretor Comercial. “Costumo dizer que trabalhar na Cimed é um estilo de vida. O espírito empreendedor do ‘sangue amarelo’ logo me dominou, pois é uma companhia que te envolve por completo pela boa energia dos acionistas, a quem eu sou muito grato pelas oportunidades. Mas decidi que havia chegado a hora de mudar o meu estilo de vida”, acrescenta.
O crescimento acelerado da Cimed deu a Wilmar uma visão completa sobre como as áreas de uma empresa são interligadas, com decisões isoladas afetando toda a engrenagem. “Por isso, envolver as pessoas em decisões, ouvi-las, medir os impactos sem deixar de lado a ousadia e a velocidade na tomada de decisões foram os meus maiores aprendizados.”
Aprendizado esse que Wilmar parece aplicar com maestria na Vitamedic quando promove, por exemplo, a liberdade para o conflito de ideias em seu modelo de gestão. Nas poucas horas em que estivemos com o executivo e sua equipe, é possível perceber o quão motivadas as pessoas estão para acompanhar Wilmar em sua nova jornada. Ele vai longe, mas não vai sozinho. Ao seu lado, há uma leva de seguidores.
A Revista da Farmácia viajou a convite da Vitamedic.