O setor farmacêutico é um dos impulsionadores da economia brasileira. Segundo dados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), as vendas de medicamentos apresentaram um aumento de 10% em 2023, e para 2024, a projeção é de que haja um crescimento de 9,7% no faturamento.
Leia: Minas Master é a nova associada à Febrafar
O MIRA Transportes, grupo do segmento de cargas fracionadas das regiões Sul e Sudeste para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, acompanha esse crescimento, registrando um aumento de 26% nas cargas do setor farmacêutico transportadas neste ano (janeiro a abril). No período de 2024, foram movimentados 2.995.220 volumes; entre os principais produtos estão comprimidos e xaropes. O setor representa 33,88% das cargas movimentadas pelo MIRA, sendo um dos principais para a empresa.
“O transporte de cargas do setor farmacêutico exige muita atenção, com diversas normas que regulamentam os cuidados com os produtos. O MIRA sempre esteve atento a essas regras e, por isso, demonstra bastante força nos fretes de medicamentos, sendo um dos principais setores que atendemos. Além disso, dispomos de uma estrutura com diversas filiais pelo Brasil, que ajudam a escoar todos os medicamentos necessários para abastecer as farmácias de todo o país”, destaca Eduardo Cardoso, diretor Comercial do MIRA Transportes.
45 anos de história
O MIRA completou 45 anos de história em 2023 e passou por uma reestruturação, com mudanças em todas as equipes, redução de custos e buscando uma melhor profissionalização, saindo de uma empresa familiar para se tornar uma das maiores transportadoras do país.
Leia também: Estratégias para expandir um negócio no mundo digital
“Estamos em um momento muito empolgante na empresa, com expansão para novas regiões no último ano, incluindo novas filiais no Amazonas, Espírito Santo e Minas Gerais. Nossos clientes cresceram e, com isso, veio a demanda por atendê-los de forma mais acentuada nessas regiões, oferecendo a qualidade e tecnologia que fazem o MIRA se destacar no setor”, afirma Roberto Mira Júnior, diretor geral do MIRA Transportes.