A EMS comemora o desempenho da sua unidade de negócios de OTC (produtos isentos de prescrição) em 2024: faturamento de R$ 290 milhões e crescimento de 13,3% na demanda em relação ao ano anterior — e prevê crescer o dobro já em 2025.
“Tivemos um 2024 muito importante e desafiador. Reconquistamos a liderança com Dermacyd, enquanto Multigrip ampliou seu market share — o maior dos últimos anos — e Lacday também voltou a ser líder na sua categoria. Ouvimos a fundo o consumidor e reformulamos estratégias, posicionamentos de marca e a própria comunicação com nossos públicos. Além disso, debutamos com sucesso no canal alimentar”, comemora Cínthia Ribeiro.
O balanço foi anunciado na segunda edição do evento “Conexão Varejo EMS OTC”, realizado na sede da empresa, em Hortolândia (SP), no último dia 12 de fevereiro. Na ocasião, a área de OTC reuniu parceiros comerciais do varejo farmacêutico e do canal alimentar para apresentar os planos estratégicos das suas marcas para 2025. Ao abrir o “Conexão”, Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, falou sobre a ambição de crescimento muito forte também neste ano na área de medicamentos isentos de prescrição, com investimentos consistentes e contínuos.
“Com as campanhas já planejadas para todo o ano, temos mais tempo para focar na execução. Vamos fortalecer nossa presença tanto no digital, explorando publicidade e e-commerce, quanto nos meios tradicionais, como TV e rádio, que ainda têm grande relevância no Brasil. Temos hoje alguns dos maiores contratos de mídia do setor, incluindo parcerias com o SBT, Record e, a partir deste ano, uma intensificação com a Globo. Nosso foco é entender o shopper”, complementa o executivo.
Cínthia Ribeiro destacou que o OTC continua sendo uma prioridade para a companhia: “É muito recompensador olhar todo o potencial do nosso OTC para expandir, desenvolver categorias e trabalhar junto com o varejo. Temos muita ambição de crescer e investir, porque as marcas são fortes e líderes em suas categorias. Nossos pilares para 2025 são consistência e inovação. Manteremos as marcas ativas o ano todo, com aportes em mídia, patrocínio e merchandising”, acrescentou.
Os resultados de 2024 expostos durante a apresentação refletem esse compromisso. Segundo dados da companhia, três marcas conquistaram significativo market share: Dermacyd obteve um avanço de 9,9 pontos percentuais, com 27,6% de participação e liderança da categoria; Multigrip cresceu 0,8 ponto percentual, para 6,1%; enquanto o líder Lacday teve um aumento de 2 pontos percentuais, conquistando 27,5% do mercado.
Marcas e seus feitos
Durante o evento, foram apresentados os feitos das marcas de OTC da EMS. Multigrip, por exemplo, tem se destacado no segmento de gripes e resfriados, conquistando novos territórios, expandindo presença regionalmente e superando o mercado — foram 10,5% de crescimento em valor e 4,4% em volume em 2024. A marca também se consolidou como a 3ª mais lembrada da categoria.

Bálsamo Bengué, com 10% de market share, se consolidou como a 2ª maior marca da categoria no ano anterior, reposicionando-se como eficaz para diversos tipos de dor do dia a dia.
Lacday é top of mind, enquanto Dermacyd retomou a liderança no mercado farma, com 20% de crescimento de 2024 em relação a 2023, e é um produto hoje top of mind, com R$ 145 milhões. A marca também renovou contrato com a estrela Paolla Oliveira para sua campanha de 2025.
Bálsamo Bengué, Lacday, Multigrip, Dermacyd, além de Gelmax e Caladryl, também abordados durante o “Conexão”, Energil C e Penvir, têm projeção de crescimento expressivo para este ano e investimentos programados em extensões de linha, novas categorias, materiais de PDV, lançamentos significativos e campanhas robustas já a partir de abril.
“A unidade de negócios OTC está mudando o nosso modus operandi e nos provocando a ir sempre além. O grande pilar dessa transformação toda é a consistência: nos investimentos, nas buscas por novas experiências e mais presença no varejo e canal alimentar. Essa jornada é sólida e seguimos em busca das muitas oportunidades que enxergamos dentro desse negócio”, afirmou André Biguilin, diretor comercial de OTC, para os convidados do “Conexão”.
Com a palavra final, a empresa global
O encerramento foi marcado por uma “roda de conversa by Dermacyd”. No palco, estiveram presentes a influenciadora digital Erika Schneider; Fernanda Dalben, diretora de Marketing e Trade do supermercado Dalben; e Márcia Wagner, diretora Comercial da Panvel. As executivas discutiram o papel da mulher em cargos de liderança, além de refletirem sobre como influenciar e inspirar outras mulheres.
No final do evento, Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, deixou uma mensagem aos convidados: “Este é apenas o começo. Tem muito mais por vir, com investimentos contínuos que reforçam nossa presença em todas as áreas, especialmente em OTC. Caminhamos para nos consolidar cada vez mais como uma empresa global nascida em Santo André (SP). E é um orgulho levar o Brasil para fronteiras distantes, porque o nosso país merece”, concluiu.