Revista da Farmácia

Conexão Farma 2022 bate recordes e traz discussões relevantes para varejo farmacêutico

Conexão Farma 2022 (Foto: Viviane Massi)

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Após dois anos de adiamento devido à pandemia de Covid-19, a 16ª edição do Conexão Farma aconteceu. Realizada pela Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), a feira reuniu mais de 120 expositores da indústria farmacêutica, Higiene & Beleza (H&B), nutrição e serviços entre os dias 15 e 17 de março.

Ao todo, mais de 19 mil pessoas estiveram presentes na Expo Center Norte, local onde foi realizado o evento em São Paulo, e puderam assistir a especialistas nas diversas arenas e plenária. Este foi o maior público de todas as edições da feira e ultrapassou as expectativas dos organizadores – eram esperados cerca de 12 mil participantes.

Dados da Abradilan

O presidente da entidade, Jony Sousa, abriu o evento fazendo um panorama da representatividade dos seus 156 distribuidores associados, presentes em 25 estados, além do Distrito Federal. Ao todo, são mais de 650 mil metros quadrados em centros de distribuição, mais de 15 mil empregos diretos, mais de sete mil colaboradores na equipe comercial, que atendem a 95% dos municípios brasileiros e estão presentes em 91% das farmácias.

“Temos registrado mais de 1,3 bilhão de unidades vendidas, que representam 19,2% do market share do mercado total de varejo em unidades. Já em valores, essa participação é de 51,7% em unidades para genéricos e similares, mostrando o potencial, a relevância e a capilaridade da associação para o mercado. Além de realizarmos este, o maior evento aberto e democrático do segmento farmacêutico”, diz.

Cenário geral do mercado

No segundo dia, durante a apresentação da IQVIA Brasil, César Bentin, diretor de Relacionamento e Parceiros Estratégicos, falou sobre a evolução do mercado. Os MIPs, por exemplo, representam hoje 40% do portfólio de autosserviço.

“O MIP é a principal categoria de destino no ponto de venda (PDV) da farmácia e isso, por muitos anos, deve permanecer como uma tendência muito forte. Recorrer a um medicamento, normalmente, significa recorrer a um MIP, por isso, estamos falando de um mercado pungente, que está relacionado à necessidade de autocuidado. Aliás, as farmácias são os locais onde mais se buscam informações sobre esse tipo de medicamento, só perdendo para o médico”, diz Bentin.

Palestrantes

Entre os palestrantes participantes, estiveram Thiago Nigro, idealizador do projeto “O Primo Rico”, falando sobre a importância da educação financeira para manter o negócio sustentável; Jiovanni Coelho, CEO Da SimTax, que falou sobre a precificação e a tributação de medicamentos; Ricardo Pastore, fundador do Núcleo de Varejo Retail Lab da ESPM, falando sobre atendimento digital e omnicanalidade.

Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper, apresentou o tema “Como rentabilizar as categorias de Higiene & Beleza na sua farmácia colocando o shopper no centro das decisões”.  A especialista falou sobre as mudanças significativas na forma como as pessoas acessam informações e as transformações provocadas pela conectividade.

No último dia, o foco das discussões foram as tendências e oportunidades para o mercado farmacêutico em 2022 e 2023. Paulo Paiva, da Close-up International, comentou sobre o crescimento do setor mesmo durante a pandemia e a importância de estar preparado para enfrentar as situações que se apresentarem.

“O mercado está muito competitivo. É preciso ser melhor que os concorrentes. Sabendo o que acontecerá e entendendo melhor o mercado, tendo informações que precisam ser analisadas e vendo onde estão as oportunidades que não estão sendo absorvidas ainda. Isso não se consegue fazer sozinho. Por isso, é importante buscar parceiros e ver quem consegue te ajudar nesse caminho de melhorar essa análise e o volume de conteúdo que você acessa, apoiando com boas práticas”, afirma Paiva.

Em outro momento, durante a palestra de Fabiano Queiroz, da Eco Diagnóstica, também foi abordada a necessidade diversificação dos serviços farmacêuticos com os testes rápidos, amplamente utilizados durante a pandemia.

Pela feira

Uma das personalidades que passaram pelo evento foi Sérgio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que comentou sobre a parceria entre as entidades: “Toda melhoria do mercado passa justamente por esse trabalho das entidades, isso aqui é mais que um exemplo, essa feira incrível que a Abradilan está fazendo para aproximar a farmácia, o atacado e o fabricante”.

Conexão Farma 2022 (Foto: Viviane Massi)

O diretor da Metalfarma, Régis Roderdo, mostrou, dentro do espaço Farmácia dos Sonhos, a proposta da “farmácia zig zag”, inspirada em alguns varejos como TokStock ou Etna, onde o cliente entra na loja e faz sua jornada passando por todas as categorias, incluindo as mais mornas.

Já a EMS apresentou a promoção “Sua Saúde Merece” – até o dia 11 de maio, os clientes que comprarem um dos produtos participantes poderão concorrer a prêmios que vão de até R$ 500 reais entregues em vale-presentes até um carro 0 km. O evento terminou com o show de encerramento da dupla Bruno & Marrone.

Veja também: Febrafar participará da Rua do Associativismo durante a Conexão Farma 2022

Sair da versão mobile