Revista da Farmácia

70% das farmácias São João utilizam energia renovável

Foto: Canal solar

Nos bastidores das 1.100 farmácias São João, há diversas ações para tornar a rede cada vez mais sustentável. Hoje, o consumo de energia elétrica das farmácias vem de fontes limpas e renováveis (solar, eólica, hidrelétrica e biomassa).

Leia: Rede São João participa da Abrafarma Future Trends 2024

A rede possui usinas solares alugadas instaladas nos municípios gaúchos de Dom Pedrito e São Gabriel, na cidade paranaense de Palotina e no município de Angelina, em Santa Catarina. Pensando nisso, a São João conta atualmente com cerca de 70% de suas farmácias beneficiadas por créditos de energia renovável.

Com uma equipe qualificada e trabalhando exclusivamente com energia renovável, a São João segue com a meta de atingir, em breve, cerca de 100% do consumo de suas unidades através de energias provenientes de fontes renováveis.

“Até o fim de 2023, já deixamos de emitir 1.569,36 toneladas de CO² (gás carbônico). Além do benefício ambiental, as farmácias também vêm reduzindo expressivamente o valor de suas faturas através da participação nesses empreendimentos de geração distribuída”, afirma Rafael Favretto, técnico de infraestrutura de TI da Rede São João.

Usinas EDP/Locação

Atualmente, a Rede de Farmácias São João tem em operação três usinas solares de 1 MWp (Megawatt pico) cada, sendo duas instaladas no município de São Gabriel/RS e uma no município de Dom Pedrito/RS.

As usinas foram construídas pela EDP Brasil, companhia que atua em todos os segmentos do setor elétrico. Os empreendimentos têm capacidade de geração de 7 GWh/ano (Gigawatt-hora) e, desde o início da operação em 2021 até 2023, as farmácias atendidas evitaram a emissão de 561,5 toneladas de CO².

Usinas Alka Energia/Locação

Com a Alka Energia, a rede tem em operação duas usinas solares de 2,5 MWp instaladas no município de Palotina/PR e uma CGH (Central Geradora Hidrelétrica) de 0,8 MWp instalada no município de Angelina/SC.

Esses empreendimentos têm capacidade de geração de 12,5 GWh/ano, o que proporcionou às farmácias atendidas a não emissão de 637,07 toneladas de CO² até 2023.

A Alka Energia é uma gestora do grupo Agricopel de Jaraguá do Sul/SC, responsável pela gestão de 20 usinas, totalizando 24 MW, com mais de 4,2 mil toneladas de CO² não emitidos na atmosfera e 26,4 mil árvores preservadas, atendendo a mais de 1.300 unidades consumidoras.

Assessoria Coprel

Para realizar a avaliação técnica do consumo e a gestão dos custos com energia elétrica de parte de suas unidades consumidoras conectadas na baixa tensão (farmácias) e as unidades conectadas na média/alta tensão (centros de operação e distribuição), a Rede São João conta com a assessoria da Coprel.

O atendimento envolve a busca por soluções sustentáveis para a redução de emissões de CO² e dos custos com energia elétrica junto às distribuidoras locais.

Essas soluções englobam a participação em usinas de geração distribuída e a aquisição de energia renovável no mercado livre. Hoje, a atuação da assessoria da Coprel junto à Rede São João atende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

São João no Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica. Nele, os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais, como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, formas de pagamento, entre outras.

Dentro desse mercado livre de negociação, os consumidores podem comprar energia alternativa ao suprimento da concessionária local. Podem ainda negociar o preço da energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores, escolhendo quem será seu fornecedor de energia.

Foto: Divulgação

Em Passo Fundo e Gravataí, os Centros de Operação e Distribuição da Rede São João atuam no mercado livre de energia desde 2022. Desde a migração para o Ambiente de Contratação Livre, as unidades já se beneficiaram de 5,339 GWh de energia renovável. Até o final de 2023, as unidades deixaram de emitir 164,026 toneladas de CO² com a compra de energia no mercado livre. Além do benefício da sustentabilidade, as unidades também obtiveram uma economia muito significativa.

A rede conta com a assessoria da Coprel desde o processo de migração e contratação da energia até a operacionalização mensal junto à CCEE e às distribuidoras, além da gestão mensal das faturas. Esse trabalho tem como objetivo a busca por alternativas sustentáveis para a redução de custos.

Solução para as farmácias

As unidades da Rede de Farmácias São João conectadas na baixa tensão e assessoradas pela Coprel já foram beneficiadas por 14,026 GWh de energia renovável desde o início da operação em 2023.

Nos próximos meses, a São João deve atingir o máximo possível de farmácias beneficiadas por energia renovável, totalizando cerca de 98% do consumo de energia proveniente dessa fonte energética.

O gestor de Infraestrutura e Elétrica da Rede São João, Ubiratan Diego Cardozo da Rosa, destaca os resultados expressivos de economia em geração distribuída (filiais) e no mercado livre de energia (centros de distribuição).

“Através de nossos parceiros, que possuem expertise em energias renováveis, conseguimos reduzir significativamente os custos operacionais, otimizando nossos recursos financeiros. Além disso, a adoção de fontes renováveis contribui para a diminuição da nossa ‘pegada’ de carbono, alinhando nossas práticas com os princípios da sustentabilidade e fortalecendo nossa imagem como empresa responsável”, salienta Ubiratan.

Significado de watt

Watt é uma unidade de potência utilizada para quantificar a energia que é transferida em um segundo, padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Leia também: Tecnologia é uma grande aliada em ações de comunicação no PDV

O watt (W) equivale a um joule (J) por segundo e foi nomeado em homenagem ao engenheiro escocês James Watt, criador da máquina a vapor.

Os múltiplos de watt são:

Sair da versão mobile