Ícone do site Revista da Farmácia

Alta demanda e avanço da tecnologia: desafios da saúde no Brasil

Alta demanda e avanço da tecnologia: desafios da saúde no Brasil

Foto: Divulgação

A saúde no Brasil enfrenta um processo de transição. A pandemia de Covid-19 reforçou a necessidade de mudanças e investimentos na área e da importância de cuidar da mente e do bem-estar geral. O mercado conquistou avanços significativos nos últimos anos, entre eles o aumento da expectativa de vida, que passou de 63,2 anos em 2000 para 77,3 anos em 2022, e claro, melhorias obtidas por meio das tecnologias, que favorecem acesso a diversos serviços. 

Gestão da saúde

A inovação é, sobretudo, uma parte importante e necessária na gestão de custos do sistema de saúde. Mesmo com avanços, os desafios permanecem, como a desigualdade no acesso aos serviços, falta de recursos e sobrecarga do sistema público. Portanto, investimentos em infraestrutura e planos de contingência são cruciais para lidar com situações de crise.

Tendências

Algumas tendências devem surgir nos próximos meses. A aceleração da transformação digital é uma delas, já que a tecnologia trouxe o avanço da inteligência artificial, da telemedicina e da impressão 3D. Outro assunto que vem ganhando relevância é o foco na prevenção, melhor forma de evitar doenças e melhorar a qualidade de vida da população.

Leia: Anvisa publica consulta pública sobre bulas digitais de medicamentos

A atenção centrada no paciente também é destaque. O atendimento personalizado é cada vez mais importante para garantir a qualidade da assistência. Dessa forma, o uso de dados e tecnologias voltadas às necessidades específicas de cada pessoa garantem um atendimento de qualidade. As healthtechs, startups de tecnologia em saúde, também estão em ascensão e prometem trazer inovações em telemedicina, como aplicativos de rastreamento de saúde e dispositivos médicos acessíveis.

Desafios

Com tantos avanços e inovações, surgem também desafios para profissionais e gestores. O sistema de saúde brasileiro é sobrecarregado e a alta demanda exige um grande esforço de cada profissional. Além do esgotamento, eles frequentemente enfrentam pressões emocionais ao lidar com pacientes em situações críticas, o que acarreta altos níveis de estresse e esgotamento emocional. A falta de recursos na área também é um dos obstáculos. Além disso, profissionais ainda precisam se adaptar e se atualizar às novas tecnologias e aprimorar a comunicação com pacientes e equipe de trabalho.

Leia também: Cresce em 30% a inflação sobre os gastos com a saúde no Brasil

Os desafios também afetam gestores. Sabe-se que o financiamento do sistema de saúde brasileiro dificulta a expansão e a melhoria dos serviços. A gestão também é complexa e exige grande capacidade de planejamento e coordenação. Além da necessidade de se adaptar às mudanças tecnológicas e de mercado, o setor também enfrenta frequentes mudanças regulatórias, financeiras e orçamentárias.

*Texto de Gabrielle Vieira, COO da FHE Ventures e Felipe Fagundes, CEO da HI! Healthcare 

Sair da versão mobile