Ícone do site Revista da Farmácia

Concurso para a Anvisa deve acontecer em 2023

O concurso público da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma das expectativas da agência. A possibilidade foi anunciada por Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa, em entrevista ao site Jota. O concurso aguarda autorização para acontecer ainda em 2023. Segundo ele, a demanda de trabalho da agência tem aumentado, e a realização de um concurso público é uma prioridade para retomar os quadros da agência.

Leia: Anvisa veta marca própria de medicamentos para rede de farmácias 

O presidente da Anvisa está confiante na receptividade do governo em relação à demanda por mais servidores. São esperadas vagas para profissionais de nível superior e nível médio. Entre os profissionais que devem ser contemplados no concurso estão farmacêuticos, médicos veterinários, químicos, engenheiros, biólogos, biomédicos, psicólogos, administradores, economistas, contadores e entre outros.

Leia também: Anvisa aprova novo tratamento para câncer de próstata 

Atualmente, a Anvisa conta com 1.600 servidores, sendo que 600 já estão em condições de se aposentar. A defasagem, portanto, é de 1.139 servidores, e a autorização para preencher 120 vagas ainda não é suficiente para suprir essa demanda. A realização do concurso pode ser uma oportunidade para profissionais da área de saúde e regulamentação, principalmente para farmacêuticos, com vencimentos iniciais que são muito maiores que o piso salarial atual. A agência realizou o último concurso público em 2016.

Sair da versão mobile