A farmácia do senhor Eri, empresário de 91 anos, vai ganhar o primeiro robô BD Rowa do Estado do Rio de Janeiro. Não lhe parece contraditório que uma pessoa com essa idade resolva apostar em uma solução altamente tecnológica?
No entanto, senhor Eri tem outra visão: “No início, quando me apresentaram o projeto, eu fui contra, mas depois cheguei à conclusão de que não posso ser contra aquilo que vai fazer a farmácia crescer”, declarou o empresário que começou a carreira aos 15 anos de idade como balconista.
A Drogaria Coutinho é uma rede de nove lojas localizada na Baixada Fluminense e pertence a Eri Valdino dos Santos, juntamente com três filhos e três netos, que o ajudam a administrar os negócios da família. A farmácia, que em breve terá o primeiro robô BD Rowa do Rio de Janeiro, foi adquirida em 1988 e tornou-se uma marca admirada em São João de Meriti.
Sobre convencer o avô, “foi mais fácil do que eu esperava”, disse Gabriel Santos, neto de Eri e atualmente diretor executivo da rede. “Ele está na loja todos os dias. Conhece nossos desafios. Acho que, por isso, ele compreendeu rapidamente que o investimento traria muitos benefícios para o negócio”, complementou Gabriel, que já passou por todas as áreas de uma farmácia.
A instalação do robô ficou pronta no dia 7 de junho. A próxima etapa é a de abastecimento, com inauguração prevista para a segunda quinzena de julho. “Estamos muito animados e cheios de expectativas. É fantástico ver esse projeto se concretizando”, acrescentou o diretor.
Leia também: Tecnologia aumenta o faturamento das farmácias
O que faz o robô BD Rowa?
O robô BD Rowa é um gerenciador automático de medicamentos que armazena e dispensa os produtos com mais eficiência e agilidade. Além disso, faz a gestão do estoque, evitando rupturas e perdas por validade, permite que a equipe se mantenha focada no atendimento e libera mais espaço físico no ponto de venda.
Esse inclusive foi um dos benefícios que chamaram a atenção da Drogaria Coutinho. “Antes do robô, nosso balcão de medicamentos tinha 16 metros. Com a tecnologia, reduzimos para 8 metros. Com o espaço que ganhamos, vamos ampliar o nosso mix de produtos e melhorar o fluxo de clientes dentro da loja”, que já tem 13 mil itens em seu portfólio.
Existem critérios utilizados pela BD para aprovar a instalação do robô, entre eles, faturamento a partir de R$ 600 mil, operação madura e organizada e grande fluxo de clientes. O valor de aquisição depende da estrutura da automação, que pode ter um ou dois braços mecânicos. O robô da Drogaria Coutinho, por exemplo, tem apenas um braço, que utiliza oito metros de balcão.