Ícone do site Revista da Farmácia

Farmácia Indiana supera 100 mil atendimentos em salas clínicas

Farmácia Indiana supera 100 mil atendimentos em salas clínicas

Foto: Divulgação

A Farmácia Indiana vem colhendo os frutos de uma iniciativa que segue o exemplo de países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. A empresa ultrapassou a marca de 100 mil pacientes beneficiados por seu serviço de assistência farmacêutica avançada no período de um ano.

Leia: Close-Up apresenta dados do varejo farmacêutico

Com esses resultados, a rede projeta aumentar em 30% a oferta de serviços farmacêuticos até o fim de 2024. A rede prevê ampliar de 140 para 170 o número de salas dedicadas para esses atendimentos, distribuídas por mais de 80 cidades na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

“Em torno de dois terços das nossas lojas já disponibilizam essas salas, das quais 50 também dispõem de áreas apropriadas para vacinação. Mantemos pelo menos uma unidade em cada município onde atuamos, o que vem contribuindo para incentivar a adesão da população aos tratamentos”, destaca Fernanda Andrade, gerente do departamento farmacêutico da rede.

Intitulado IndiClinic e implementado em 2017, o hub de saúde da Farmácia Indiana oferece todas as vacinas disponibilizadas pelo sistema privado e 12 testes laboratoriais rápidos, para triagem de doenças como dengue, Covid, influenza e diabetes. Os pacientes têm acesso a check-ups de colesterol, diabetes e pressão arterial, além de programas voltados ao controle de peso, tabagismo e revisão medicamentosa.

O rol de serviços inclui consultas por telemedicina e acesso a medicamentos de alta complexidade, oncológicos, imunobiológicos, para doenças raras, fertilização assistida e hormônio de crescimento. Toda essa oferta está amparada pela Lei nº 13.021, de 2014, e pelas resoluções da Anvisa que regulam as operações de imunização e testes rápidos – respectivamente a RDC 197/17 e a RDC 786/23.

“É importante ressaltar que esses consultórios farmacêuticos jamais substituem a figura dos médicos. Nos tornamos aliados do sistema de saúde para garantir uma triagem qualificada e, se necessário, o devido encaminhamento dos pacientes a um atendimento mais especializado, desestimulando casos de abandono do tratamento”, comenta.

Programa também prevê campanhas de saúde e ações em empresas

Os cuidados farmacêuticos na Farmácia Indiana vão muito além das salas e se estendem a funcionários e colaboradores de empresas parceiras nas regiões de atuação da rede.

Leia também: Como deve ser um bom sistema de farmácia?

A rede também administra um calendário de campanhas com base em datas temáticas ligadas à saúde. E a cada dois meses acontece o Café com Saúde em todas as lojas da rede, que possibilita a realização de exames gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial.

“A mudança no nome do programa de Espaço Saúde para IndiClinic, instituída no ano passado, vai ao encontro dessas ações. Queremos enfatizar o protagonismo da farmácia brasileira e dos farmacêuticos para transformar a realidade de acesso à saúde no país”, conclui.

Sair da versão mobile