A Farmácia Indiana, uma das dez maiores redes do setor no país, vem aprimorando os controles para viabilizar a adequação de 100% dos processos à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A empresa constituiu um comitê dedicado a acompanhar o tema e liderar treinamentos periódicos com os times das mais de 220 lojas do grupo, presentes em mais de 80 municípios na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
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O comitê multidisciplinar integra representantes dos departamentos de TI, jurídico, compliance, RH e marketing, que promovem reuniões de consultoria quinzenais para revisão das rotinas de gerenciamento dos dados e análise de possíveis novas demandas envolvendo a lei.
“Mapeamos em torno de 60 processos que envolvem tratativas de dados dentro da rede, além de avaliar constantemente nossas políticas de privacidade e cookies”, comenta a gerente de Gestão e Compliance, Fabiana Lauar. Ela também atua como Data Protection Officer (DPO) da Farmácia Indiana, sendo o canal de contato direto com os clientes da varejista.
A empresa desenvolveu ainda um plano de conscientização para os cerca de 7 mil funcionários e colaboradores, por meio da confecção de materiais informativos e workshops presenciais e online. “Além disso, ministramos palestras voltadas à abordagem do balconista, perfumista ou operador de caixa nas lojas físicas”, acrescenta.
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Outra iniciativa é a realização de testes de invasão mensais em conjunto com consultorias especializadas. “Assim, conseguimos identificar possíveis vulnerabilidades dos nossos sistemas, corrigindo-as em tempo real”, ressalta.