A pandemia de Covid-19 vem reforçando a importância do papel das farmácias, seja com a assistência farmacêutica, seja com os testes de detecção do vírus. Um levantamento exclusivo realizado pela SoluCX, empresa especializada em NPS (Net Promoter Score, ou, em português, pontuação de satisfação do cliente), entre abril de 2020 e janeiro deste ano, mostrou quais redes foram melhor avaliadas em uma série de categorias, como instalações, variedade de produtos e experiência de compra. Ao todo, foram entrevistadas 3.480 pessoas da cidade de São Paulo.
Dados gerais
Aproximadamente 93,7% dos consumidores avaliaram positivamente as instalações das farmácias e 91,2% mostraram satisfação com a variedade de produtos oferecida pelas redes. Além disso, os consumidores aprovam o custo benefício (81%), promoções e programas de fidelidade (78,2%), canais digitais (77,8%) e sistema de entregas (77,5%) oferecidos pelas drogarias.
Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX, comenta que a avaliação geral de satisfação e experiência de compra no segmento é boa: “A pesquisa mostra um NPS com média de 53,8 para o segmento e isso é muito positivo, ainda mais considerando os desafios da indústria nos últimos meses. Além disso, este foi um segmento que se mostrou bastante aberto aos canais digitais, facilitando um atendimento mais completo”.
Rankings das farmácias
Em análise mais aprofundada da experiência de compra nos estabelecimentos, a Drogaria São Paulo conquistou a melhor avaliação, alcançando a nota 64. A segunda colocada foi a Drogasil (58,1), seguida por Droga Raia (57,6), Panvel (57,6), Drogaria Total (57,5), Maxi Popular (56,9), Ultrapopular (55,9) e Farmácias Pague Menos (55,8).
No quesito popularidade, a Drogaria São Paulo também alcançou o primeiro lugar, com 93,7%, seguida por Drogasil (88,4%), Droga Raia (85,1%), Pague Menos (63,4%), Farmais (58,8%), Drogaria Exata (54,9%), Bifarma (51,2%) e Carrefour Drogarias (50,8%).
Veja também: Panvel é reconhecida em pesquisa como marca de farmácia mais lembrada no RS