Uma das principais datas do ano está chegando: o Natal. Com isso, as farmácias precisam investir em itens que entrem nas opções de compra do consumidor. Segundo as informações da Kantar, cerca de 18% do faturamento da cesta de Higiene & Beleza, em dezembro, é relativo a presentes. Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam lembranças da categoria. Cada uma recebeu, em média, 3,4 unidades equivalentes a R$ 84,27.
Leia: O que faz a farmácia vender mais?
Os maiores desembolsos em Higiene & Beleza com presentes natalinos foram referentes à perfumaria (47,2% de importância em valor em dezembro de 2022) e a creme corporal (17,5%). Ambos, no entanto, cederam espaço para opções mais acessíveis. Isso porque 1/3 do faturamento da categoria foi composto por mimos de até R$ 29.
Leia também: Setor de beleza e higiene segue ganhando mercado em 2023
“Os canais de compra devem levar em conta que dezembro é um mês em que há diversos estímulos além da média – férias, festas, compromissos, presentes, entre outros. Nesse sentido, não apenas preço, mas conveniência, rapidez e sortimento adequado podem fazer a diferença na disputa pela preferência do consumidor”, ressalta Luisa Teruya, gerente de Marketing da Kantar.