[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A RaiaDrogasil (RD) anunciou que, até 30 de novembro, todas as lojas das redes Droga Raia e Drogasil terão coletores de medicamentos vencidos ou em desuso. O grupo, que possui 2.620 lojas em operação, vem registrando, desde 2019, um aumento considerável na coleta deste material. Nos últimos três anos, o crescimento foi de mais de 178%.
Giuliana Ortenga, diretora de Sustentabilidade da RD, comenta sobre a ação: “Estamos trabalhando para levar mais saúde a toda a população no sentido amplo da palavra, porque queremos que a sociedade se conscientize que ao jogar remédios vencidos ou em desuso no lixo comum ou em vasos sanitários, tanques e pias, também aumentamos o risco de contaminação ao meio ambiente e, consequentemente, isso volta pra nós de alguma forma”.
Só no Estado de São Paulo, serão instalados 1.128 coletores nas farmácias. A diretora explica que os clientes que tiverem dúvidas sobre como realizar o descarte podem esclarecê-las com a equipe da Droga Raia e da Drogasil.
O material coletado é retirado das lojas por caminhões da própria RaiaDrogasil e levados para os centros de distribuição para armazenagem. Posteriormente, é coletado por empresa especializada contratada pela indústria em parceria com a RD para efetuar o transporte e realizar a incineração correta dos resíduos.
Veja também: Inova Viva Saúde, da DPSP, ultrapassa marca de 180 startups inscritas no programa