Organizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, o Abrafarma Future Trends 2024 reuniu, entre os dias 13 e 14 de agosto, no Distrito Anhembi em São Paulo, cerca de metade do varejo farmacêutico brasileiro. Com 22 redes associadas, dentre elas a São João, contemplando um conglomerado de empresas que, juntas, tiveram um faturamento que saltou de R$ 48 bilhões para R$ 90 bilhões nos últimos cinco anos, o Abrafarma Future Trends 2024 apresentou as mudanças que o varejo farmacêutico está passando, especialmente como um importante hub de saúde e atenção primária a caminho da digitalização.
Leia: Prati-Donaduzzi participa do Abrafarma Future Trends
O evento é um mercado de grandes oportunidades, e isso é uma constatação de praticamente todo o varejo Farma. O Abrafarma Future Trends contou com mais de 6 mil executivos das indústrias de medicamentos, higiene, beleza e serviços, e 1.500 dos principais executivos das 30 maiores redes de farmácia do país, sendo a quarta maior delas a Rede São João.
Com uma comitiva de 37 pessoas, a São João utilizou, na tarde de quarta-feira (14), no espaço da Expo Farma Trends, dentro da área de exposições, o momento “Encontre o Varejista”, onde, em sessões fechadas a convidados e público visitante, as empresas apresentaram as ativações e oportunidades comerciais para a indústria.
Nesta edição, a empresa gaúcha destacou o crescimento, o investimento no digital e as ações realizadas no trabalho humanitário durante as enchentes, protagonizado pela São João e reunindo empresários da indústria farmacêutica no auxílio às vítimas em maio no Rio Grande do Sul. “Nossa carta de princípios reflete os propósitos da empresa, atendendo aos anseios da comunidade, e nisso inclui o bom atendimento, a atenção farmacêutica, um amplo mix de produtos, serviços de saúde e projetos em favor da população. E, neste ano, em que o Estado enfrentou uma das piores crises humanitárias de sua história, nós não nos ausentamos, porque entendemos que servir é a melhor oportunidade que temos! E foi isso que fizemos”, salienta o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.
O diretor de Compras da Rede São João, Marco Machry, reforçou o papel da empresa nas enchentes e agradeceu o apoio da indústria na crise humanitária. “Viemos aqui para mostrar o nosso crescimento em relação a 2023, a nossa proposta para 2024 e tudo mais que a São João fez durante este ano. A empresa foi muito atuante nas enchentes do RS, atuamos em várias frentes e hoje viemos, principalmente, para agradecer a todos que acreditaram em nossa marca, confiaram na nossa bandeira e estiveram presentes nesse momento tão difícil que o povo gaúcho viveu”, disse Marco.
Com a temática “Transformação Digital e o Futuro da Saúde”, o evento reuniu representantes da Anvisa, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), além de outras entidades que abordaram a necessidade de atualizar resoluções que regulamentam os serviços farmacêuticos e práticas como a da telessaúde.
A inteligência artificial, os desafios para a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o potencial de consumo da geração de 60 anos ou mais também foram temas debatidos nos dois dias de evento.
Leia também: Nova Iguaçu recebe o maior evento de farmácias da Baixada Fluminense
O Abrafarma Future Trends contou com palestras, stands e expositores de importantes indústrias nacionais e estrangeiras. O evento é reconhecido pela sua qualidade e porte, sendo considerado o mais importante do varejo farmacêutico das Américas e um dos maiores do mundo.