Doenças respiratórias, como a asma, afetam milhões de brasileiros, exigindo tratamentos contínuos para o controle dos sintomas e a prevenção de crises. Entre as moléculas mais utilizadas estão o Sulfato de Salbutamol e o Dipropionato de Beclometasona, que desempenham papéis essenciais na manutenção da saúde respiratória. A boa notícia é que ambos os medicamentos são disponibilizados pelo programa Farmácia Popular, possibilitando que a população tenha acesso a tratamentos eficazes gratuitamente.
Leia: Farmácia Popular retoma credenciamento de novas unidades
O Sulfato de Salbutamol é um broncodilatador utilizado principalmente no alívio dos sintomas de doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Ele age relaxando os músculos das vias aéreas, facilitando a respiração. É indicado para tratar crises agudas de falta de ar e prevenir sintomas durante exercícios físicos. Já o Dipropionato de Beclometasona é um corticosteroide que ajuda a controlar e prevenir a inflamação nas vias respiratórias, sendo utilizado para o tratamento da asma. Ao reduzir a inflamação, previne crises respiratórias e melhora a qualidade de vida de quem sofre dessas condições.
“A disponibilização desses medicamentos por meio do programa Farmácia Popular é de extrema importância, pois garante que pessoas de baixa renda tenham acesso contínuo aos tratamentos. Muitas vezes, o custo pode ser um fator limitante no controle de doenças crônicas, e o programa permite que os pacientes mantenham a adesão ao tratamento, melhorando a saúde pública e reduzindo internações e complicações graves”, afirma Fernanda Rizzardi Gentil, Head de Marketing da Glenmark Brasil.
Leia também: Alteração no Programa Farmácia Popular
A inclusão no programa representa um alívio para milhões de brasileiros, especialmente em épocas de maior incidência de crises respiratórias, como o inverno. “Isso também reforça o papel da Glenmark, enquanto indústria farmacêutica, em oferecer soluções acessíveis para condições de saúde que afetam grande parte da população, colaborando diretamente com a saúde pública no Brasil”, finaliza Fernanda.