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Ao longo do ano, a sazonalidade é um fator que pode ser usado estrategicamente para aumentar as vendas de uma farmácia. Isso porque dá a possibilidade de trabalhar produtos específicos para uma época, por meio da programação e da prevenção contra a baixa lucratividade.
Pensando em ajudar as farmácias, a Farmarcas divulgou algumas informações sobre as vantagens da sazonalidade durante o verão, os números que movimenta e como utilizá-la para alavancar as vendas.
Verão brasileiro
A estação mais quente do ano é uma das que mais oferecem oportunidades aos donos de farmácia para aumentarem as vendas. Entre os fatores que influenciam diretamente nas vendas, é possível destacar as temperaturas elevadas, as férias escolares, as festas de fim de ano, o turismo e as viagens para praias e chácaras.
Além disso, o verão brasileiro possui características específicas, como dias mais extensos que as noites, uma incidência de sol bem maior e um aumento de temperatura.
Um estudo da Johnson & Johnson mostra que, de dezembro a janeiro, ocorrem os maiores picos de venda – consumo tende a ficar em média 28% maior e as vendas diárias podem ser até cinco vezes maiores.
Produtos mais vendidos
Antes de estruturar as ações de verão, é essencial analisar dados e traçar uma estratégia eficiente. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado mundial de suncares (produtos para exposição solar). Confira alguns exemplos de itens que não podem faltar na ação de verão.
1 – Protetor solar: excelente oportunidade, principalmente na linha facial. É importante direcionar a comunicação para a prevenção de doenças dermatológicas e envelhecimento da pele.
2 – Dermocosmético: é importante estimular a rotina de skincare, contemplando desde a limpeza até a hidratação.
3 – Repelentes: durante o verão, mosquitos, insetos e pernilongos aparecem com mais frequência. Por isso, é importante garantir a venda de repelentes tópicos.
Organização da farmácia
É fundamental manter a loja caracterizada para a ação de verão – decorando prateleiras, usando mobiles, banners e outros materiais que chamem a atenção dos clientes. Incluir os produtos mencionados em locais visíveis para o consumidor também é importante.
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