Não importa o que você vende ou como o faz: a experiência do cliente vem sempre em primeiro lugar. Em um mercado altamente competitivo, onde a qualidade dos produtos e serviços é dada como certa, o diferencial está em algo mais sutil, porém poderoso: o encantamento.
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De acordo com o Relatório Customer Experience Trends, da Zendesk, cerca de 70% dos consumidores afirmam estar dispostos a pagar e gastar mais com empresas que fornecem uma experiência fluida, personalizada e encantadora.
Esses pontos dizem respeito ao deleite do cliente. Explico: é o que acontece, naturalmente, quando uma empresa vai além das expectativas e surpreende seus consumidores com uma experiência positiva excepcional. Esse processo envolve emoções, garantindo que os clientes se sintam ouvidos, vistos, considerados e valorizados em suas interações com a marca.
Para isso, é preciso ver o mundo pelos olhos do consumidor. Trata-se de criar uma conexão autêntica e memorável, que fortaleça a confiança e transforme transações em parcerias duradouras. Em tempo: na base de toda e qualquer interação estão o cuidado genuíno, o prazer em servir e a personalização.
Sempre que abordo esse assunto, lembro da Disney, que faz isso muito bem. Ali, o cliente está no centro de tudo, e a empresa desenvolveu, com maestria, um ecossistema focado em treinamentos contínuos para que seus colaboradores tenham autonomia e ferramentas para surpreender os visitantes em cada detalhe, criando vínculos emocionais impactantes.
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Quando verdadeiramente encantados, os consumidores se tornam promotores leais de sua marca e continuam a procurá-la, recomendando sua empresa para sua rede de contatos.
Detalho, a seguir, sete estratégias para o encantamento de clientes:
- Cuidado genuíno
Pense na última vez em que você se sentiu realmente acolhido. Isso ocorreu, provavelmente, porque a pessoa que prestou o atendimento compreendeu sua situação de maneira única e mostrou um interesse sincero em alcançar os melhores resultados. É assim que o cliente deve se sentir em cada interação com a sua marca. Para isso, é preciso conhecer seu ambiente de trabalho, suas dores e motivações. Quanto mais próximo e personalizado for o relacionamento, maior será o impacto do encantamento. - Demonstre sua paixão
As pessoas querem trabalhar com quem tem prazer e entusiasmo em seu dia a dia. Quando você ama seu trabalho, isso transparece, e os consumidores percebem facilmente. Deixe que eles saibam que você está genuinamente envolvido e empolgado com o projeto. Uma simples frase, como “Estou animado com os resultados que estamos prestes a alcançar”, pode ser o gatilho para criar um elo emocional significativo com o cliente. - Comunicação personalizada
Não existe uma fórmula única nem mágica para encantar consumidores, porque cada um tem sua singularidade. Alguns preferem conversas objetivas; outros gostam de detalhar ao máximo os cenários. O segredo está em adaptar seu atendimento a cada perfil, garantindo que suas mensagens sejam recebidas da melhor maneira possível. - Conheça o cliente em profundidade
O encantamento começa com o entendimento das necessidades e desafios de cada consumidor. Isso vai muito além de oferecer produtos e serviços: é sobre entender o contexto em que eles estão inseridos. Se o cliente está enfrentando um período difícil em sua organização, por exemplo, como você pode ajustar sua abordagem para ajudar a resolver os problemas que ele enfrenta? - Ofereça um atendimento proativo
Não espere o cliente entrar em contato com você. Antecipe-se às suas necessidades e ofereça soluções antes que ele precise solicitá-las. Isso demonstra um nível de cuidado e atenção que transmite segurança e fortalece o vínculo de confiança. - Sempre pense a longo prazo
O deleite do cliente não acontece de uma hora para outra, mas é construído ao longo de interações contínuas e consistentes. Portanto, desenvolva o hábito de enxergar cada contato como uma oportunidade de fortalecer a parceria e agregar valor aos seus serviços. - Promova o encantamento do cliente interno
É preciso lembrar, acima de tudo, que, para entregar encantamento e excelência na execução dos serviços, sua equipe deve ser tratada da mesma forma como você deseja que seus clientes sejam atendidos. Os colaboradores internos são ativos valiosos, e sua experiência de trabalho desempenha um papel fundamental na produtividade e no sucesso geral da empresa. Eles precisam estar no centro das estratégias de Recursos Humanos e se sentir valorizados, com oportunidades para atingir seu pleno potencial. No mais, o sentimento de pertencimento — que diz respeito a uma esfera emocional e psicológica na qual as pessoas se identificam e se conectam de forma significativa com a organização — deve estar presente entre todos.
*Texto de Wanderley Costa, Vice-Presidente da S.I.N Implant Syste