Ícone do site Revista da Farmácia

Como usar o ChatGPT na sua farmácia

Como usar o ChatGPT na sua farmácia

Foto: Divulgação

A tecnologia é uma importante aliada do varejo farmacêutico. Por meio dela, as farmácias podem superar grandes desafios, como a atração de clientes, a eficiência operacional e a capacitação da equipe.

Leia: Estratégias para expandir um negócio no mundo digital

Felipe Santarosa, diretor da Vertical Insights, participou do É de Farmácia e comentou que uma das principais ferramentas da atualidade é o ChatGPT. Ele pode ajudar o varejista a economizar tempo e a resolver problemas.

“O ChatGPT facilita a realização de algumas tarefas diárias e atua como uma espécie de conselheiro ou colega de trabalho. É possível dialogar, buscar novos conhecimentos e enxergar novas formas de lidar com uma situação”, comentou.

De acordo com Felipe, a ferramenta também pode auxiliar farmácias a realizarem uma boa gestão do negócio. Ela está 100% disponível todos os dias, tanto na versão paga quanto na gratuita. É recomendável que o varejista comece a usar a versão gratuita para entender como funciona e, posteriormente, opte pela versão paga. Por meio dela, é possível realizar integrações com outras ferramentas, como o Canva e o Excel.

Atração de clientes

Os lojistas podem usar o ChatGPT para desenvolver estratégias e atrair mais clientes. O primeiro passo é interagir com a ferramenta como se estivesse falando com alguém que pode ajudar em determinado tema. Em seguida, peça para ela agir de uma forma específica, criar uma tarefa e mostrar como essa tarefa deve ser visualizada. O comando principal será “aja, crie e resuma” algo.

“Solicite ao ChatGPT que atue em uma função de marketing com determinada experiência, por exemplo. Você pode atribuir um nome a ele. Posteriormente, detalhe ao máximo o seu pedido ou dúvida na plataforma”, pontuou Felipe.

Com base no comando, a ferramenta traz o resultado. Cabe à farmácia avaliar se aceita ou não a resposta apresentada.

Eficiência operacional

É possível solicitar ao ChatGPT que crie uma aplicação voltada à eficiência operacional no controle de indicadores. Para isso, peça que ele aja como um consultor extremamente experiente, apresente uma lista com os dez principais indicadores de negócio para avaliar o crescimento da rede de farmácias e entregue esses números de forma detalhada, incluindo o indicador, o motivo de sua relevância e uma aplicação prática no dia a dia.

“Quando fiz essa pergunta para a ferramenta, ela me mostrou indicadores como market share, frequência de compra, tíquete médio e outros mais sofisticados. Fiquei muito satisfeito com a resposta, pois atuou como um segundo cérebro para mim”, comentou Felipe.

Capacitação de equipe

Com a ajuda do ChatGPT, é possível desenvolver um plano para capacitar a equipe da loja. Solicite que ele atue como um especialista, crie uma jornada de treinamento para o aprimoramento dos colaboradores da farmácia e transcreva roteiros de vídeos de até cinco minutos que possam ser enviados para promover o aprendizado.

Leia também: Aprenda a montar uma equipe perfeita para a sua primeira farmácia

De acordo com o entrevistado, os usuários “podem confiar nas respostas da ferramenta. No entanto, não é recomendável compartilhar informações sigilosas do seu negócio, pois o ChatGPT é uma fonte de conhecimento público. É necessário tomar muito cuidado”, finaliza.

Sair da versão mobile