Ícone do site Revista da Farmácia

Bayer e Digital Favela se unem para ensinar sobre saúde ocular em comunidades

Saúde ocular

Foto: Divulgação

Disseminar informações sobre saúde é passo essencial para garantir a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Pensando nisso, a Bayer se uniu à Digital Favela, que tem o propósito de fomentar o empreendedorismo nas favelas por meio de microinfluenciadores, para levar às comunidades de todo o País informações sobre a saúde dos olhos.

Atualmente, cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis e/ou tratáveis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados podem estar relacionados, em sua maioria, à falta de conhecimento sobre as principais responsável pela perda de visão evitável: as doenças da retina, como o edema macular diabético (EMD), consequência da retinopatia diabética (RD), e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Uma pesquisa encomendada pela Bayer e realizada pelo IBOPE DTM em 2020 mostra que dos dois mil brasileiros entrevistados, mais da metade (54%) responderam ter diabetes e nunca ouviram falar da retinopatia. Em relação à DMRI, 74% desconhecem a doença.

“Esse cenário só tende a contribuir com o aumento da quantidade de casos de cegueira evitável. Por isso é tão importante levar às pessoas informações sobre cuidados básicos com a saúde ocular para a prevenção dessas doenças e fatores de risco que exigem um acompanhamento mais frequente com o oftalmologista. Ter acesso a essas informações e fazer esse acompanhamento de perto são essenciais para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento de sucesso”, destaca Beatriz Lopes, gerente de Marketing de Oftalmologia da Bayer.

Quatro microinfluenciadores de diferentes regiões do País terão a missão de compartilhar com seus seguidores informações sobre as doenças da retina – dois do Rio de Janeiro, um de São Paulo e o último do Rio Grande do Sul.

Veja também: Bayer e Spotify lançam playlists para relaxar durante procedimentos ginecológicos

Sair da versão mobile