Ícone do site Revista da Farmácia

Blanver quer ampliar acesso à PrEP com apoio de farmacêuticos

Blanver amplia tratamento contra HIV com apoio das farmácias

Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Blanver Farmoquímica e Farmacêutica, referência na produção de medicamentos para combate ao HIV, aposta no compartilhamento de informações com farmacêuticos para ampliar o acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

O que é a PrEP

A PrEP faz parte de uma estratégia de prevenção que inclui práticas sexuais mais seguras, como o uso correto de preservativos, para reduzir o contato com o sêmen, fluídos vaginais ou sangue. Exames regulares para detecção do HIV-1 e outras doenças sexualmente transmissíveis também são realizados.

O método consiste na ingestão diária de um comprido, que reúne em sua formulação as substâncias ativas entricitabina e tenofovir, permitindo ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV antes de ter relação sexual sem uso de preservativos.

O consumo é indicado para pessoas a partir de 15 anos com peso igual ou maior que 35 kg e os índices de eficácia chegam a 96%.

Apoio das farmácias

A companhia está ampliando a presença no varejo farmacêutico ao disponibilizar também a versão similar da PrEP. O novo medicamento está sendo oferecido em mais de 500 lojas da RaiaDrogasil, Drogaria São Paulo, Pague Menos, Clamed, Drogaria Araújo, Drogaria Nova Esperança e Farma Agora, além do Farmácia Popular.

Caio Tibério, gerente comercial da Blanver, comenta: “Medidas como a Resolução 720 do CFF, que estabeleceu requisitos para o registro de consultórios farmacêuticos, abriram um campo importante para ampliar o protagonismo dos profissionais do setor na atenção à saúde”.

Veja também: EMS incorpora fábrica da Novamed e expande operação em Manaus

Sair da versão mobile