A farmacêutica Boehringer Ingelheim anunciou a aquisição de todas as ações da AMAL Therapeutics SA, empresa suíça de biotecnologia voltada à imunoterapia contra o câncer e proprietária da plataforma de vacinas terapêuticas KISIMA.
A companhia quer desenvolver soluções unindo ativos do seu portfólio de imunologia contra o câncer e a tecnologia da KISIMA. Ao todo, a transação pode chegar a 325 milhões de euros e, caso sejam atingidos determinados marcos comerciais, o valor poderá aumentar em até 100 milhões de euros.
Aquisição faz parte de plano estratégico
O membro do Conselho de Administração da Boehringer Ingelheim, Michael Pairet, explica que a aquisição da empresa suíça está dentro da estratégia de longo prazo em se posicionar no campo da inovação. “Queremos ser pioneiros em novos paradigmas de cuidados com base em biologia para pacientes com câncer, e as tecnologias e conhecimentos desenvolvidos na AMAL são fundamentais para esses esforços”, afirma.
Para a fundadora e diretora executiva da AMAL Therapeutics, Madiha Derouazi, o trabalho realizado pela equipe da empresa foi evidenciado pela compra. “Nossa parceria com a farmacêutica nos permitirá potencializar a plataforma KISIMA para combater cânceres sólidos, preservando a abordagem da AMAL de pesquisa em biotecnologia e nossas redes científicas e acadêmicas”, explica.
União e inovação no combate ao câncer
A Boehringer Ingelheim tem um grupo de Imunologia do Câncer, que tem como objetivo descobrir terapias que envolvem o desencadeamento de respostas imunes contra tumores “frios” não inflamados.
A tecnologia das vacinas KISIMA é uma opção terapêutica promissora para os pacientes com esse tipo de câncer. A principal delas, a ATP128, é desenvolvida para o câncer colorretal do estágio IV, e está programada para ser testada em humanos em breve.
Veja também: Boehringer Ingelheim e Gubra anunciam parceria para tratamento da obesidade