EnglishPortugueseSpanish

Cade autoriza, com restrição, fusão entre GSK e Pfizer

A fusão entra a Pfizer a GSK promete beneficiar o mercado farmacêutico
Foto: Divulgação

O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, na última terça-feira, 11 de junho, a joint venture (fusão) entre os laboratórios farmacêuticos GSK e Pfizer, que está condicionada ao Acordo em Controle de Concentrações (ACC).

A fusão tem como objetivo fortalecer o mercado farmacêutico, investindo em pesquisas e desenvolvimento voltados ao sistema imunológico, uso de genética e tecnologia digital. A empresa resultante da união ficará dividida da seguinte forma: a GSK fica responsável por 68% das ações, enquanto a Pfizer fica com 32%.

Comprometimento com preceitos do mercado

Segundo a conselheira relatora do ato de concentração nº 08700.001206/2019-90, Paula Azevedo, existe baixo potencial ofensivo à concorrência nos mercados nacionais de produtos à base de cálcio, antifúngicos tópicos dermatológicos, produtos tópicos antirreumáticos e analgésicos, analgésicos não narcóticos e antipiréticos isentos de prescrição.

Entretanto, como afirmou a relatora, o cenário pós-operação no mercado de antiácidos simples mostra concentração acima do normal. Foi pensando nisso que as duas empresas apresentaram propostas de ACC antes da fusão.

Proposta para o Acordo

No ACC, fica acordado o fim do investimento no negócio de Magnésia Bisurada, detido pela Pfizer CH, que é o único medicamento da empresa que contém antiácidos simples. Os compromissos alinhados no acordo certificam que o desinvestimento acontecerá de maneira a resguardar sua competitividade e relevância econômica para a empresa que o adquirir.

Durante seu voto, Paula explicou que a decisão eliminaria a sobreposição horizontal existente no mercado de antiácidos simples e acabaria com as preocupações por conta da alta concentração que o negócio teria no mercado.

Veja também: Entenda como funciona a entrega que utiliza drone autônomo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu