Ícone do site Revista da Farmácia

Cimed continua projeto Cimed X com envio de produto inovador para o espaço

Cimed tá continuidade a projeto Cimed X

Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Cimed, pioneira na pesquisa científica espacial do Brasil, avança mais uma etapa do projeto Cimed X com o envio de leveduras para a Estação Espacial Internacional. O objetivo do estudo é testar a absorção de vitaminas e minerais do multivitamínico da farmacêutica, Lavitan X Bio Complex, usando leveduras. E, assim, ter maior embasamento científico para entender sobre longevidade.

Ao serem enviados para o espaço, os materiais enfrentam uma situação de baixa gravidade à qual não estão acostumados, gerando alterações em nível molecular celular. O espaço funciona como um agente acelerador das alterações, possibilitando entender como a levedura se comporta.

Dessa forma, o Lavitan X Bio Complex, produto rico em antioxidantes e vitaminas, responsáveis por combater os efeitos do envelhecimento, será testado nesse ambiente que pode ser considerado como um acelerador das condições de estresse. As leveduras ficarão cerca de um mês na Estação Espacial.

Enquanto isso, em terra, o mesmo experimento será realizado para a comparação entre os resultados. O estudo foi desenvolvido em parceria com os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo (USP).

“O Cimed X é um projeto que busca aliar a nossa atuação a alguns dos mais importantes cientistas e centros de excelência técnica do mundo para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos altamente tecnológicos a preços acessíveis à nossa população”, explica João Adibe, CEO da Cimed.

Veja também: MedLevensohn investe R$ 120 milhões em centro de pesquisa e desenvolvimento no ES

Sair da versão mobile