A EMS anuncia a aquisição do Dermacyd, marca global de sabonete íntimo, pertencente à empresa francesa Sanofi. O negócio dá à EMS o direito sobre a propriedade intelectual, comercialização e fabricação, na América Latina, de um portfólio com 17 SKUs que têm forte presença nos mercados do Brasil, México, Peru e Argentina – nestes três últimos, sob o nome de Lactacyd. A transação girou em torno de 66 milhões de euros e ainda precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e das autoridades antitrustes dos demais países envolvidos.
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O movimento reforça a estratégia da EMS de expandir o seu processo de internacionalização e, por meio da compra de grandes marcas globais, ampliar também a participação da empresa e reposicioná-la no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição Médica (MIPs), um segmento bilionário de produtos com venda livre ao consumidor.
“A companhia segue atenta às oportunidades de mercado, avaliando possíveis novas aquisições como parte da estratégia para crescer com rentabilidade e ganhar mais presença, relevância e competitividade no segmento de OTC, dentro e fora do Brasil. Com esta linha de sabonetes íntimos, que tem marca consagrada e grande penetração nos países em que é comercializada, queremos também mostrar um novo momento da EMS, que está realmente empenhada em trabalhar seus produtos isentos de prescrição de maneira bastante expressiva”, destaca Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS. “Ainda está contemplada na negociação a transferência de maquinários para internalizarmos a produção entre 2025 e 2026”, diz Sanchez.
Até que a transação seja concluída, Dermacyd permanece sendo produzido e comercializado pela Sanofi. Com a aprovação pelo CADE, Dermacyd passa a ser fabricado pela empresa francesa por mais um ou dois anos e, de imediato, comercializado pela EMS. A fabricação será internalizada pela companhia brasileira entre 2025 e 2026, em uma de suas plantas no país.
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Na América Latina, Dermacyd e Lactacyd alcançam um volume de vendas de 10,3 milhões de unidades e faturam 17,1 milhões de euros. No mercado brasileiro, Dermacyd é a marca líder no seu segmento, com 28% de market share em valor, e movimentou cerca de R$ 50 milhões em 2022.
Expansão no Brasil e internacionalização
A compra de Dermacyd é a continuidade de uma trajetória iniciada pela EMS em 2018, quando outro tradicional produto do mercado de OTC foi adquirido: o antigripal MultiGrip, que veio a se somar a marcas de sucesso da EMS.
“A aquisição dessa linha de sabonete íntimo expõe o apetite da EMS para crescer no segmento e cenário internacional, ampliando o portfólio com marcas globais consagradas, não devendo parar por aí”, afirma Thiago Tavares, CFO da EMS. “Entrar em novos segmentos no Brasil e também ampliar a presença internacional são a principal aposta da EMS e de seu controlador, o Grupo NC, que concluiu, em dezembro de 2022, a compra das empresas mexicanas Grupo Imperial, Kosei e Companhia Internacional de Comércio – KSK, entrando no mercado de medicamentos isentos de prescrição daquele país, com a aquisição de marcas locais também consagradas”, completa Tavares.