Presente em 20 países da América Latina, a farmacêutica Eurofarma adquiriu a linha de prescrição médica do laboratório Stein, cuja sede fica na Costa Rica. Assim, a empresa adiciona 90 produtos ao seu portfólio e marca presença em mercados como o da própria Costa Rica e Honduras, além de se reafirmar na Guatemala e no Equador.
Essa aquisição reforça o plano de internacionalização iniciado em 2009. A vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios da empresa, Maria del Pilar Muñoz, explica que a recente compra ajudará a alavancar as vendas internacionais. “Nos últimos anos, graças ao aprendizado que tivemos, refinamos nosso modelo, estabelecemos alguns mercados como prioritários e temos feito prospecções de forma ativa. Com essa transação, saltaremos da 33ª para a 16ª posição de mercado na América Central”.
Entre os novos produtos, estão analgésicos, medicamentos cardiovasculares, gastrointestinais e respiratórios. A princípio, a produção ainda será feita pela Stein, mas a expectativa é de que grande parte da linha de produção seja transferida para a Eurofarma na Guatemala.
A farmacêutica, que é a segunda maior empresa em prescrição e a terceira em genéricos no Brasil, teve em 2018 cerca de 13% das vendas de operações internacionais, e a previsão é que chegue a 30% até 2022. O gerente de M&A e Corporate Venture da Eurofarma Marco Billi, explica que a Stein tem muita presença em mercados onde a participação da empresa até então era tímida, ou seja, haverá uma intensificação no objetivo.
Para ajudar nesse trabalho, aproximadamente 100 colaboradores da Stein integraram o time de propaganda médica da Eurofarma. Dessa forma, a farmacêutica passa a ser um dos cinco maiores competidores de capital latino-americano na América Central.