O Grupo Tapajós, que conta com seis centros de distribuição e uma rede própria com quatro bandeiras na região Norte do País, tem como objetivo para 2021 expandir ainda mais – planeja ter mais 20 lojas em formato de franquias e inaugurar 20 lojas próprias.
Para isso, a empresa melhorará todos os processos de compras e distribuição por meio da contratação da Neogrid, que fornece soluções com inteligência artificial. Dessa forma, as etapas deverão ficar ainda mais rápidas e inteligentes. Fernando Ferreira, diretor de Vendas, Marketing e CX do Grupo Tapajós revela detalhes do plano para o próximo ano.
“Temos muitos desafios diferentes de outras regiões. Nosso lead time é muito longo, pois uma mercadoria pode demorar mais de 30 dias para chegar até Manaus. Portanto, as lojas querem mais disponibilidade, há pressão do financeiro para reduzir estoques, muita transferência de produto entre lojas. É uma orquestra que a gente tem que reger com muito cuidado e carinho, qualquer instrumento atravessado pode desafinar a música”.
Estratégias para 2021
Como forma de acelerar a jornada digital e expandir a colaboração com os fornecedores, o Grupo habilitará as plataformas de EDI Mercantil e DAR (Demanda Activation Retail) da Neogrid, automatizando o fluxo de pedidos e dando visibilidade da performance de vendas para as indústrias.
Para a cadeia de suprimentos, a empresa optou pelo DRP (Distribution Requirements Planning, ou planejamento de distribuição), para também automatizar o cálculo do volume de compras e adequação do estoque à demanda, considerando tempos de entrega e giro das mercadorias.
“Com a Neogrid trazendo insights sobre como melhorar nosso mix de produtos, reposição e aprimorar o sistema de inteligência às operações, para reduzir estoques e ruptura, também podemos aumentar a disponibilidade nas lojas. Futuramente, ainda esperamos trazer uma ferramenta de S&OP (planejamento de vendas e operações) que nos auxilie no planejamento de vendas”, conclui Ferreira.
Veja também: Aché inaugura laboratório que atuará por meio da análise de Big Data e inteligência artificial