Ícone do site Revista da Farmácia

Janssen lança jogo educativo sobre depressão no Setembro Amarelo

Janssen lançou jogo sobre Setembro Amarelo

Foto: shutterstock

O Movimento Falar Inspira Vida, liderado pela Janssen em parceria com entidades ligadas à prevenção da vida, lançou a campanha “Jornada do Acolhimento – Inspirando o cuidado com a depressão” durante o Setembro Amarelo. A ação tem como principal ferramenta educativa um jogo online que aborda os desafios que fazem parte da realidade dos 12 milhões de brasileiros.

A depressão é o transtorno psiquiátrico mais frequente associado ao suicídio, por isso há a urgência em se diagnosticar correta e rapidamente e iniciar o tratamento. Ainda pouco conhecida, a Depressão Resistente ao Tratamento afeta 40% dos pacientes brasileiros já diagnosticados e aumenta em sete vezes o risco de suicídio.

O jogo online criado para o projeto pretende estimular a busca por ajuda médica e a empatia. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, uma ilha interativa foi instalada na Estação Paulista (Linha 4) para o público aprender mais sobre os estigmas e a importância do acolhimento e da orientação. A ação utiliza tecnologia por sensores sem contato físico e que captam movimentos.

“Esse ano o Falar Inspira Vida pretende ir além. Queremos ser um agente que não apenas conscientiza, mas também disponibiliza instrumentos para ajudar na mudança de comportamento de pacientes frente a depressão”, explica Fábio Lawson, psiquiatra e diretor médico da Janssen.

O jogo conta com quatro jornadas diferentes: a descoberta (pessoa sem diagnóstico), superação (pessoa com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento), esperança (pessoa da rede de apoio) e cuidado (perspectiva do médico que trata pacientes com depressão).

Veja também: Campanha da Viatris reforça importância da rede de apoio e cuidado com saúde mental

 

Sair da versão mobile