O Laboratório Teuto tem o prazer de anunciar a publicação do seu Relatório Anual de Sustentabilidade de 2023, destacando as principais iniciativas e conquistas nos âmbitos ambiental, social e de governança (ESG). Elaborado conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) em sua opção essencial, o relatório busca continuamente melhorar os padrões de sustentabilidade. A publicação reflete o compromisso genuíno com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os princípios do Pacto Global.
Leia: Laboratório Teuto lança medicamento antidiabético
O termo ESG (Environmental, Social, and Governance) tornou-se cada vez mais comum nos ambientes corporativos, refletindo a crescente importância da sustentabilidade, transparência e responsabilidade social nas empresas. Essas práticas não apenas beneficiam o meio ambiente e a sociedade, mas também reforçam a credibilidade e a confiança das empresas junto a seus parceiros e colaboradores.
Aretha Duarte, supervisora de meio ambiente do Teuto e uma das responsáveis pela idealização do relatório da empresa, destaca a relevância dessas práticas. “Adotar práticas sustentáveis é essencial para manter um compromisso sólido com nossos parceiros e colaboradores. Ao demonstrar nosso empenho em atingir os objetivos ambientais, sociais e de governança, reafirmamos nossa dedicação à sustentabilidade e à integridade em todas as nossas operações.”
Em 2023, o Laboratório Teuto se destacou em suas práticas ambientais, especialmente no gerenciamento de energia. A partir do segundo semestre, a empresa passou a utilizar 100% de energia proveniente do mercado livre, contratando exclusivamente fontes incentivadas. Além disso, houve um avanço significativo na gestão da água, com a substituição do sistema de osmose existente por um novo, visando maior eficiência e reaproveitamento dos recursos hídricos.
No aspecto social, o Laboratório Teuto participa de várias iniciativas destinadas a fortalecer o aspecto social e proporcionar benefícios tanto para seus colaboradores quanto para a sociedade em geral. Em 2023, foi lançado o “Programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D)”, que proporcionou treinamentos de diversos temas, buscando ampliar o conhecimento técnico e social dos colaboradores. Isso gerou um aumento considerável nas horas médias de treinamentos em relação ao ano de 2022, com 1.231 horas médias a mais.
Leia também: Conheça os pontos cegos da gerência
No âmbito da governança, a empresa implementou diversos programas com o objetivo de fortalecer a ética e a integridade. Desde 2010, o Teuto mantém um Programa de Compliance, tendo como pilar principal o Código de Ética e Conduta. Esse código é aplicável a todos os colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico, incluindo membros de conselhos e comitês, diretores, gerentes, funcionários e colaboradores. Além disso, a companhia desenvolveu o Compliance Helpline, um serviço de comunicação independente e seguro que permite o registro de relatos sobre ações e condutas de colaboradores ou terceiros que não estejam em conformidade com o Código de Conduta e Ética do Laboratório.
No relatório divulgado no site da empresa, temos todos os programas, ações e resultados relacionados à sustentabilidade das principais áreas do Teuto no ano de 2023.
Sustentabilidade
O mais completo parque farmacêutico da América Latina, o Laboratório Teuto, com mais de sete décadas de tradição no mercado, investe continuamente em projetos de sustentabilidade que, de acordo com a filosofia da empresa, visam oferecer mais qualidade de vida à população. Entre as diversas ações com foco em Governança Ambiental, Social e Corporativa (políticas da sigla em inglês, ESG) está a reserva Follium, que abriga uma diversificada gama de espécies da fauna e flora nativas.