Ícone do site Revista da Farmácia

Programa do Laboratório Teuto oferece amparo à saúde mental dos colaboradores e seus dependentes

Programa do Laboratório Teuto oferece amparo à saúde mental dos colaboradores e seus dependentes

Foto: Divulgação

O ano de 2025 começa com uma das campanhas mais relevantes para a promoção da saúde mental: o Janeiro Branco. Em parceria com a empresa Vittude, referência no meio corporativo, o Laboratório Teuto conecta seus colaboradores a psicólogos qualificados, de diferentes abordagens terapêuticas, com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida para os profissionais e seus familiares.

Leia: Laboratório Teuto lança 18 novos produtos no mercado

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre saúde mental mostra que cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental. Esse número evidencia a necessidade de ações de prevenção, cuidado e apoio psicológico em todo o mundo.

Mestre em psicologia social e do trabalho pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e responsável técnico pela Vittude, Luckas Reis destaca que é essencial promover o atendimento psicológico em um cenário onde ainda há estigma e baixa compreensão sobre saúde mental, especialmente nos ambientes de trabalho.

“Ao subsidiar o serviço, eliminamos barreiras financeiras e garantimos acesso a profissionais qualificados. Além de tratar casos mais graves, a iniciativa do Teuto atua de forma preventiva e promove o desenvolvimento de competências como comunicação, resolução de problemas e gestão do estresse. Esse cuidado também fortalece o engajamento dos colaboradores e melhora o clima organizacional”, afirma.

Além dos colaboradores, seus dependentes também têm acesso à plataforma da Vittude. O programa, vigente há anos, tem mostrado impactos positivos, como a melhor qualidade de vida dos colaboradores, a redução de custos relacionados à sinistralidade e afastamentos, além de promover uma gestão mais eficiente da evolução clínica dos pacientes.

Luckas explica que, mesmo profissionais altamente qualificados, podem ver suas capacidades comprometidas em momentos de estresse ou desequilíbrio emocional e reforça que habilidades como resolução de problemas, tomada de decisão e comunicação dependem diretamente do bem-estar psicológico.

Além disso, colaboradores mentalmente saudáveis apresentam maior autoeficácia, o que os torna mais confiantes e aptos a enfrentar desafios complexos. “Reduzir fenômenos como o presenteísmo – quando o funcionário está presente, mas não consegue desempenhar plenamente – é um dos principais benefícios de promover a saúde mental. Essa iniciativa reforça o pioneirismo do Teuto no cuidado com suas equipes e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, completou.

Colaboradora do Laboratório Teuto há quase dois anos, Stefani Cristina recebe o atendimento da Vittude de forma online, uma vez por semana. Segundo ela, essa possibilidade foi importante para não “se sobrecarregar com os pensamentos”.

Leia também: Pesquisa indica que o consumidor tende a comprar mais produtos novos em lojas físicas

“Eu considero o acompanhamento psicológico muito importante. A gente precisa ser ouvido, precisamos de apoio, de alguém que nos dê uma direção, um rumo. O psicólogo está ali para isso, para aplicar seu conhecimento e ajudar da melhor forma possível. O atendimento da Vittude tem sido muito bom para mim, é muito humanizado, e me sinto à vontade”, disse Stefani.

Sair da versão mobile