Ícone do site Revista da Farmácia

7 tecnologias que fazem diferença no varejo

A tecnologia é uma aliada do varejo há muito tempo, e não é preciso viajar para fora do Brasil para entender isso. O ponto positivo é que ela pode ser adaptada desde uma pequena loja até as grandes redes de varejo, impactando as vendas, a gestão de custos e a satisfação do cliente.

Fábio Avellar, executive partner da ICX Labs, uma startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento e software e hardaware, fez uma lista com as sete principais vantagens competitivas que a tecnologia pode trazer para o varejo. Veja abaixo:

1. Integração entre as lojas físicas e o online: o omnichannel (estratégia de conteúdo entre canais que visam melhorar a experiência do usuário) faz esse papel de integrar os dois mundos. Além disso, as informações coletadas de perfis de usuários, seleção de peças, entre outras, ajudam a criar um mapeamento de informações importantes para o negócio;

2. Gestão eficiente: ter controle da logística e uma visão estratégica podem ser impulsionadas pelas informações de Big Data. Dessa forma, é possível entender o que os clientes querem e melhorar a experiência da compra com base nisso, valorizando a marca;

3. Melhoria na experiência do consumidor: o segredo está em fazer o cruzamento entre o físico e o online – pontos de acesso a e-commerce em lojas físicas, permitir a retirada de produtos comprados online nas lojas, entre outros;

4. Diminuição da fila do pagamento: devem-se criar alternativas, como por exemplo, a utilização do QR Code, para finalizar compras;

5. Uso de Inteligência Artificial: cada vez mais haverá uma ampliação da IA, desde a fabricação até a entrega;

6. Análise de dados: Machine Learning (aprendizado de máquina) usa inteligência artificial para analisar dados e automatizá-los, contribuindo para a gestão de informação do varejo;

7. Comparação com a concorrência: aprofunde-se no benchmarking, que faz a comparação de desempenho entre lojas.

Sair da versão mobile