EnglishPortugueseSpanish

Anvisa aprova medicamento de ação prolongada para esquizofrenia

Homem sentindo fortes dores de cabeça, sintomas da esquizofrenia
Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para esquizofrenia. Desenvolvido pela empresa farmacêutica Janssen, o palmitato de paliperidona trimestral é uma injeção de ação prolongada que precisa de apenas quatro doses ao ano.

O tratamento é uma evolução da paliperidona mensal injetável, que já é disponibilizada no Brasil desde 2011. Agora, as recaídas e o controle dos sintomas acontecerão em menor escala, já que após diversos estudos, ficou comprovado que mais de 90% dos pacientes que receberam o tratamento no novo esquema posológico não apresentaram recidivas no período de um ano e meio.

O médico e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Frederico Garcia, explica a importância desse avanço. “Um paciente com esquizofrenia toma de 3 a 6 comprimidos ao dia, totalizando até 2.880 compridos por ano. Com essa nova opção terapêutica, é preciso lembrar do medicamento somente quatro vezes nesse mesmo período”.

Leia também: Tratamento oral para câncer de mama avançado ou metastático é aprovado pela Anvisa

A Diretora Médica da Janssen Brasil, Telma Santos, avalia o comprometimento da empresa com a saúde mental. “Demonstramos os esforços da companhia em investir na expansão de opções de tratamento de necessidades não atendidas de milhares de pacientes e famílias que convivem com doenças tão potencialmente debilitantes como a esquizofrenia”.

O produto está aprovado para o tratamento em pacientes adultos que já tenham sido adequadamente tratados com a injeção mensal de palmitato de paliperidona por pelo menos quatro meses. Agora, o medicamento passará por processo de aprovação de preço na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A esquizofrenia afeta, aproximadamente, 23 milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem e comportamento. Entre os sintomas, encontra-se alucinações e delírios.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Drogarias Max - seja um franqueado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu