Ícone do site Revista da Farmácia

Drogaria Venancio já produz 80% da energia consumida por toda rede

Drogaria Venancio já produz 80% da energia consumida por toda rede

Foto: Usina Amparo III

A Drogaria Venancio deu mais um passo em seu projeto de sustentabilidade e, em junho, sua terceira usina de captação de energia solar entrou em funcionamento. A unidade Amparo III fica no município de Nova Friburgo e os 2.280 módulos fotovoltaicos têm capacidade para produzir até 2.025 MWh por ano. Com a nova usina, a empresa passa a gerar 80% da energia consumida em toda a rede, que tem atualmente 125 lojas e 2 centros de distribuição.

Leia: Drogaria Venancio oferece mais de 160 vagas de emprego

A Venancio deu início ao projeto de geração de energia limpa em 2020, com a inauguração da primeira usina solar em Barra do Piraí. No mesmo ano, a segunda unidade foi instalada em Itaperuna. Além de ser fonte de energia renovável e menos poluente, as usinas garantem também outros benefícios para a região em que estão localizadas: geração de emprego e renda durante a fase de implantação e melhorias na estrutura técnica e na rede de distribuição de energia local.

“Traçamos um plano de sustentabilidade que se expande junto com a nossa empresa. Estamos chegando a novas regiões do estado e ampliamos o número de usinas para aliarmos produção de energia renovável com redução de custos. Já temos a quarta usina, em Xerém, em fase de implementação, e iremos produzir 100% da energia que utilizamos em toda a rede”, destacou Armando Ahmed, presidente da Drogaria Venancio.

Selo LEED de Sustentabilidade – Platinum

Com um plano de expansão mais robusto, a empresa vem investindo cada vez mais em soluções sustentáveis. O prédio onde está instalada a sede da empresa recebeu este ano o selo LEED Platinum, o mais alto nível na certificação que reconhece as práticas ambientais da unidade. “O edifício foi avaliado como espaço consciente e que preza pela economia de recursos. Isso influencia também na qualidade de vida dos nossos colaboradores, que agora desfrutam de um local projetado para ser mais eficiente”, afirmou Ahmed.

Leia também: Alteração no Programa Farmácia Popular

O edifício possuía antigamente o selo LEED Silver, mas com a chegada da Drogaria Venancio, o prédio adquiriu o selo LEED Platinum. O edifício foi reconhecido pelo uso racional da água, pela avaliação e consumo de energia e atmosfera, pelo uso de materiais sustentáveis e pela qualidade do ambiente interno. O selo foi desenvolvido pelo U.S. Green Building Council (USGBC) e reconhece os edifícios mais ecológicos e eficientes.

Sair da versão mobile