Ícone do site Revista da Farmácia

Farmácias Trajano automatiza o gerenciamento logístico de medicamentos

Farmácias Trajano automatiza o gerenciamento logístico de medicamentos

Foto: Robô BD Rowa

A rede de Farmácias Trajano acaba de implementar, na unidade Trajano Matriz, na cidade de Guarapuava, o robô BD Rowa para automatizar o gerenciamento de estoque e garantir mais eficiência operacional na dispensação de medicamentos. Uma das funcionalidades desta tecnologia é selecionar e dispensar produtos, em aproximadamente, 8 a 12 segundos.

Leia: Venda de medicamento com ajuda de robô

Fabricado e distribuído pela BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica no mundo, o robô BD Rowa apresenta uma série de funcionalidades que tornam a operação de gerenciamento mais ágil e eficiente, sendo possível diminuir em até 33% o tempo gasto na busca de um produto, além de ser possível ter 100% de acuracidade do estoque, como no controle de vencimentos, perdas e desvios, além de ganho de espaço físico e eficiência na operação.

Presente em todo o estado do Paraná, com um total de 23 lojas, a Farmácias Trajano é pioneira no atendimento 24 horas e na disponibilização de serviços de delivery e de drive-thru na região de Guarapuava. Com a implementação do robô BD Rowa, a expectativa da rede é fortalecer ainda mais sua estratégia multicanal, com mais agilidade no atendimento da loja matriz e consequentemente melhor experiência de compra para os clientes, além de maior eficiência no processo de transferência de produtos entre as lojas físicas e no atendimento realizado pelos canais digitais de vendas.

“O robô BD Rowa chega em nossa operação para fortalecer ainda mais a nossa cadeia de reabastecimento de produtos para as nossas outras 22 unidades localizadas nas cidades de Guarapuava, São Mateus do Sul, Irati, Pato Branco e Ponta Grossa, além de fortalecer nosso atendimento via nosso aplicativo de compras, o E-Delivery”, afirma Ana Claudia Oliveira Martins, CEO das Farmácias Trajano.

A tecnologia permite maior ganho de tempo e segurança em atividades que tradicionalmente são feitas de forma manual, além de reduzir as possibilidades de erros e o tempo de execução por parte dos profissionais. “A proposta da robotização visa eliminar processos que na operação manual não trazem ganhos e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional que refletirá em toda a cadeia”, explica Flávia Contin, gerente da unidade de negócios Medication Management Solutions (MMS) da BD.

Como o robô BD Rowa funciona

O robô otimiza as práticas diárias de recebimento, armazenamento e dispensação de medicamentos, garantindo controle da operação e a agilidade no atendimento ao cliente. Com o recebimento da prescrição, o farmacêutico ou atendente insere os dados no sistema e, a partir deste primeiro passo, o robô opera em três fases: admissão, quando ele recebe, via sistema, todos os dados da prescrição; preparação, quando ele coleta na prateleira do próprio equipamento os medicamentos de acordo com a quantidade e dosagem; e dispensação, quando ele coloca os medicamentos em uma esteira, que leva os medicamentos até o balcão. Tudo isso leva entre 8 a 12 segundos.

Essa tecnologia faz o controle imediato do estoque, após dispensar cada medicamento, assim a farmácia programa a reposição de acordo com a demanda cotidiana da farmácia. Isso ajuda a evitar atrasos, erros e inconformidades no próprio inventário.

Leia também: Comportamento do consumidor de farmácia

Presente no Brasil há mais de 67 anos, a BD é uma das líderes globais em tecnologia médica e atua há cinco anos com automatização robótica no varejo farmacêutico. Até a metade do ano, a companhia pretende ultrapassar mais de 20 unidades do robô BD Rowa vendidas em farmácias, centros de distribuição e hospitais.

Sair da versão mobile