[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O Brasil possui centenas de healthtechs, empresas tecnológicas que levam inovação ao setor da saúde por meio da melhoria de processos e produtividade. Um levantamento da KPMG mostra que, entre 2018 e 2020, o número de startups do setor mais que dobrou, chegando a 542 antes do início da pandemia.
A expansão do setor de saúde é uma realidade ao mesmo tempo em que é um fator limitante, já que a grande oportunidade e necessidade é a interoperabilidade dos sistemas. É essa integração que permitirá, no futuro, a implantação do open health no Brasil.
Farmácias se destacam
Cassyano Correr, CEO da Clinicarx, afirma que o caminho é longo, mas promissor: “A digitalização dos dados, bem como a aplicação cada vez mais intensa da inteligência artificial, são condições que já são colocadas em prática pelas healthtechs para implantar uma nova realidade na área da saúde do Brasil”.
Dentro da saúde, as farmácias são algumas das que mais se desenvolvem. Correr lembra que a oferta de serviços nas farmácias é cada vez mais uma experiência completa aos clientes e usuários. Isso acontece não somente com a venda de medicamentos, mas também com orientação medicamentosa, aplicação de vacinas, realização de testes rápidos e avaliação e controle de doenças crônicas.
Inovação
As farmácias, inclusive, têm contribuído para evitar gargalos no sistema de saúde e também se tornar modelo de solução. Esses locais contam com as inovações trazidas pelas healthtechs para realizar um atendimento completo e preparado para se alinhar ao open health.
“A atuação da Clinicarx não se resume à gestão farmacêutica, mas dá conta do oferecimento de uma experiência completa a profissionais da saúde e pacientes. É através da tecnologia e de soluções inovadoras, modernas e que fazem uso inteligente dos dados e comunicação entre sistemas, que a healthtech mostra seu valor e consolida, a cada dia, sua posição de referência no setor em todo o País”, finaliza o CEO.
Veja também: Farma Ventures quer impactar ecossistema farmacêutico com inteligência artificial