Ícone do site Revista da Farmácia

IA do Farmácias App revoluciona o marketing do setor e amplia o alcance dos lojistas em 48%

IA do Farmácias App revoluciona o marketing do setor e amplia o alcance dos lojistas em 48%

Foto: Divulgação

O Farmácias App, plataforma de marketplace de farmácias voltada à comercialização de medicamentos, produtos de saúde e bem-estar, lança uma solução inovadora de inteligência artificial (IA) para seus lojistas parceiros.

Leia: Como usar o ChatGPT na sua farmácia

Desenvolvida pela startup Agenzia MKT, a ferramenta proporciona um serviço completo de marketing digital, incluindo a produção de conteúdos criativos, a personalização de postagens, a escolha estratégica de chamadas e hashtags, além do monitoramento de métricas, como impressões e alcance, por meio de dashboards interativos.

A solução, oferecida de forma bonificada aos parceiros, integra uma base robusta de dados do setor farmacêutico, considerando campanhas promocionais, sazonalidades e informações regionais, aliadas às particularidades de cada estabelecimento. Essa integração com plataformas como Google e Meta permite à ferramenta gerar recomendações personalizadas, alinhadas às necessidades de cada farmácia.

Segundo Henrique Mazza, gerente de Marketing de Canais Digitais do GrupoSC, o objetivo é impulsionar a transformação digital de farmácias independentes, proporcionando uma estratégia que une a visão macro da indústria à realidade local dos lojistas.

“Atualmente, há cerca de 90 mil farmácias de bairro no Brasil. Ao disponibilizar esta nova ferramenta de IA, o Farmácias App contribui para que elas se integrem ao mundo digital ou mesmo se consolidem nele. Com isso, não apenas impulsionamos o faturamento de cada lojista parceiro, mas também os ajudamos a solidificar seu papel como protagonistas no varejo farmacêutico. A transformação digital, ancorada em inteligência artificial, é um caminho sem volta e essencial para o crescimento sustentável”, afirma Mazza.

Resultados expressivos impulsionam adesão

A ferramenta já demonstra impacto significativo. Desde sua implementação, os lojistas registraram um crescimento de 81% nas impressões e 48% no alcance das publicações. Com uma média de 25 a 30 posts mensais e até quatro stories diários no Instagram e Facebook, além de materiais enviados por WhatsApp, a ferramenta gera até 220 conteúdos por mês.

Leia também: Cinco dicas para impulsionar suas vendas online em 2025

Esse conjunto de ações explica o aumento expressivo no ticket médio das farmácias que utilizam a IA do Farmácias App. Atualmente, cerca de 500 lojistas participam desta fase de lançamento, comprovando a eficácia da estratégia de marketing digital.

“Não por acaso, a diferença no ticket médio dos lojistas que publicam regularmente nas redes sociais pode ser explicada, entre outros fatores, pelo uso da IA nos conteúdos produzidos e divulgados. Com isso, esses lojistas alcançam valores até 5,6 vezes maiores na média trimestral”, enfatiza.

Além dos resultados quantitativos, a ferramenta oferece recursos como o AgenziaTree, que organiza links e direciona os consumidores para os canais de venda adequados. A mensuração detalhada de métricas, aliada ao suporte técnico para lojistas sem experiência em redes sociais, reforça o compromisso do Farmácias App em promover inclusão digital e crescimento sustentável para o setor.

Sair da versão mobile