A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença crônica que tem como principal sintoma a dor nas costas. Ela é capaz de causar a perda de até 46 dias de trabalho no ano, uma taxa três vezes maior que a da população em geral. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem reduzir os impactos na vida do paciente. Diante disso, a Novartis e a Sociedade de Reumatologia de Brasília se uniram para lançar uma ferramenta que auxilia na identificação da doença e orienta possíveis pacientes a procurar um especialista.
A EA tem maior incidência em indivíduos com menos de 40 anos de idade, no que da produtividade. “Pacientes em estágios iniciais da EA apresentam sintomas clínicos da doença, porém geralmente não demonstram alterações estruturais em radiografias, sendo necessário, algumas vezes, solicitação de exames de alta complexidade como ressonância magnética”, esclarece Jamille Nascimento, presidente da Sociedade de Reumatologia.
O aplicativo, chamado de Sortway, auxilia nesse diagnóstico. O questionário pode ser respondido em menos de 30 segundos. Os resultados serão entregues aos gestores em saúde, para avaliação do andamento atual do fluxo de encaminhamento de pacientes com sintomas da doença ao reumatologista.
O tratamento medicamentoso da Espondilite Anquilosante inclui anti-inflamatórios não esteroidais, glicocorticoides, modificadores do curso da doença e biológicos.
Veja também: Pfizer lança portal da Infarmácia, plataforma de educação continuada