Ícone do site Revista da Farmácia

Tecnologia da Green Retail usa IA para rentabilizar operações no varejo

Tecnologia da Green Retail usa IA para rentabilizar operações no varejo

Foto: Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions.

A inteligência artificial (IA) está transformando o setor varejista de várias maneiras nos últimos anos, oferecendo novas oportunidades para otimizar operações, melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência. É com esse olhar que a Green Retail Solutions, empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, levou para o 4º Fórum Acesu de Prevenção de Perdas, em setembro, em Fortaleza, o Smart Retail, módulo DSS (Sistema de Suporte à Decisão), que reúne uma série de ferramentas que impactam a gestão das áreas de marketing, merchandising, clientes e operações.

Leia: Revolução da inteligência artificial no comportamento do consumidor

Com o Smart Retail, os varejistas têm, a partir de um dashboard, acesso a uma série de informações geradas por meio de BI (Business Intelligence), que os ajuda a tomar decisões de negócios baseadas em um grande volume de dados gerados por câmeras estrategicamente posicionadas na loja. Ele entrega, por exemplo, informações de fluxo de pessoas na loja, gestão de filas, ocupação nos ambientes e mapa de calor dos visitantes.

Algoritmos de IA analisam o comportamento de compra dos clientes e fazem recomendações de produtos personalizadas. A tecnologia de reconhecimento de imagem, por sua vez, pode melhorar a experiência de compra. “Ao fornecer análise abrangente e eficaz de dados, ajudamos os varejistas a realizarem operações digitais, melhorar a eficiência operacional e criar um bom ambiente de compras para os clientes”, afirma Thiago Artacho, CEO da Green Retail.

De acordo com Artacho, o Smart Retail vai de encontro às necessidades dos varejistas cearenses, oferecendo dados relevantes e informações assertivas para suas operações. “A tecnologia veio para ajudar as empresas. As aplicações não só melhoram a eficiência operacional, mas também ajudam a criar uma experiência mais rica e personalizada para os clientes”, justifica. O varejo cearense registrou uma alta de 9,1% no primeiro trimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, segundo o Ipece Informe publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Prevenção de perdas

Diante do cenário de extrema competitividade no varejo, as organizações que buscam se destacar e manter sua competitividade precisam adotar estratégias e ferramentas inovadoras para também reduzir as perdas. A Green Retail aproveitou o Fórum Acesu para apresentar aos varejistas do Nordeste as soluções inovadoras da Invue, que incluem segurança e exposição de eletrônicos, coleta de dados de experimentação e cadeados robustos com controle de acesso para o back office.

Todas essas funcionalidades da Invue estão integradas em um sistema unificado, operado por uma única chave eletrônica. Essa abordagem simplifica a operação da loja, oferecendo um controle centralizado e eficiente, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e melhora a gestão dos dispositivos expostos.

A Green Retail também apresentou aos participantes do evento sua tecnologia de CFTV com inteligência artificial, que oferece o mapa de calor dos clientes, gerando dados e relatórios. Ela também permite fazer o reconhecimento facial e a identificação de pessoas, além de tornar mais eficiente a busca de evidências.

A companhia também disponibiliza para o mercado a bodycam, a câmera portátil que fica acoplada ao peitoral de quem atua no time de segurança. A solução proporciona mais assertividade no trabalho dos profissionais, auxiliando na redução de incidentes e no esclarecimento de eventos. Ela também funciona como uma importante ferramenta de gestão de pessoas (correções de abordagens a pessoas suspeitas).

Leia também: Conexão Farma 2025: vem aí uma nova edição!

“Nossas soluções não apenas melhoram a eficiência operacional, mas também ajudam a reduzir custos, aumentar a produtividade, prevenir perdas e criar um ambiente mais adaptável e responsivo às mudanças do mercado”, argumenta o CEO da Green Retail.

Sair da versão mobile