Ícone do site Revista da Farmácia

Primeiro Extrato de Cannabis fabricado no Brasil é aprovado pela Anvisa

Primeiro Extrato de Cannabis fabricado no Brasil é aprovado pela Anvisa

Foto: Extrato de Cannabis sativa Ease Labs 36,76 mg/mL

A Ease Labs Pharma acaba de receber o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar o Extrato de Cannabis sativa Ease Labs 36,76 mg/mL, contendo 25 mg/mL de CBD e menos de 0,2% de THC – um extrato completo, ou full spectrum, como é chamado. O produto estará disponível para vendas nas farmácias, com prescrição médica, a partir de março deste ano.

Leia: Comercialização de itens à base de cannabis registra crescimento

“É o primeiro produto contendo THC fabricado no Brasil e aprovado pela Anvisa, que irá beneficiar pacientes de diferentes doenças e ainda traz o diferencial de preço, segurança e qualidade de produção de uma empresa como a nossa, que atua com a cadeia de suprimentos ágil, verticalizada e que já detém grande parte das etapas do processo de fabricação dos produtos de Cannabis”, explica Gustavo Palhares, CEO e cofundador da farmacêutica. Segundo ele, até então, os pacientes dependiam exclusivamente de produtos importados, geralmente vendidos a preços mais altos.

O extrato de Cannabis de espectro completo é proveniente de uma forma de extração e purificação que preserva diversos componentes da planta e traz uma variedade de fitocanabinoides. Além da qualidade e segurança comprovadas, o extrato chegará às farmácias a preços acessíveis – mais baixos do que os praticados atualmente, com os extratos importados –, com descontos que representarão uma redução entre 40% e 70%, comparado aos produtos importados oferecidos no mercado.

“Estudos científicos apontam que o extrato de Cannabis pode trazer benefícios em quadros como fibromialgia, demências e dor crônica”, afirma Flávia Guimarães, gerente da área de Inteligência Científica (IC) da Ease Labs, biomédica e Mestre em Biotecnologia pela New York University (NYU). A especialista reforça que a prescrição para o tratamento ficará sempre a cargo do médico.

Leia também: Lei 14.806/24: farmacêuticas devem alertar sobre presença de substâncias dopantes em medicamentos

Este é o segundo produto da farmacêutica aprovado pela agência reguladora e produzido aqui no Brasil. Desde o início deste ano, a Ease Labs já comercializa o canabidiol isolado nas drogarias em todas as regiões do país.

Sair da versão mobile