Hoje (1/9), a Farma Contábil vai promover uma live sobre os gargalos do programa Aqui Tem Farmácia Popular, como falta de pagamento, entraves burocráticos, auditorias e melhorias no programa de assistência farmacêutica mais bem-sucedido do governo federal. Para se ter uma ideia, há empresas que possuem mais de R$ 1 milhão retidos devido a auditorias não concluídas.
A live também vai abordar os rumores sobre o fim do programa que circularam pela imprensa brasileira nas últimas semanas. As notícias informavam que o Ministério da Economia acabaria com o Farmácia Popular para remanejar recursos para o Renda Brasil, uma versão turbinada do Bolsa Família. Não apenas esse, mas outros programas sociais estão ameaçados.
“O fim do programa preocupa porque não há garantia de que as pessoas vão reverter parte desse recurso para a compra de medicamentos. A transferência para o Renda Brasil do recurso do Farmácia Popular não é garantia de acesso ao medicamento”, destaca Wellington Barros, farmacêutico e consultor ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para Farmácia Popular.
Atualmente, o programa conta com 31.005 farmácias credenciadas em 4.394 municípios brasileiros. Em 2020, foi registrado o atendimento de cerca de 17,6 milhões de pacientes.
Convidados da live
Para debater o assunto, a live vai contar com a presença de Renata Abalém, advogada especializada em auditoria de Farmácia Popular e presidente da Comissão de Direito do consumidor da OAB de Goiás; Wellington Barros, farmacêutico e consultor ad hoc do CFF para Farmácia Popular; e Luis Carlos Marins, diretor da Farma Contábil e presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj).
“Vamos aproveitar o momento, enquanto o fim do programa são apenas rumores, para promover um debate sobre os gargalos do Aqui Tem Farmácia Popular”, comenta Luis Carlos Marins, diretor da Farma Contábil e presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj).
A live será transmitida a partir das 19h, no canal da Farma Contábil, no YouTube, terça, dia 01/09, às 19h. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=RB7WToG_vms
Veja também: Governo vai rever Renda Brasil, mas não descarta publicamente fim do Farmácia Popular